SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Efeito do exercício físico e da orientação nutricional na síndrome metabólica em adolescentes obesosAnálise da postura cranio-cervical em pacientes com disfunção temporomandibular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Brazilian Journal of Physical Therapy

versão impressa ISSN 1413-3555

Resumo

CASTRO, AP; REBELATTO, JR  e  AURICHIO, TR. A relação do ângulo da articulação metatarsofalangeana e de medidas antropométricas com a postura dos pés de idosos. Rev. bras. fisioter. [online]. 2009, vol.13, n.1, pp. 59-64.  Epub 16-Jan-2009. ISSN 1413-3555.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-35552009005000004.

OBJETIVOS: Verificar a relação entre o ângulo da articulação metatarsofalangeana I (Ang-I) e a idade, as medidas antropométricas e a postura dos pés de mulheres e homens idosos. MÉTODOS: A amostra foi composta por 227 mulheres idosas, com média de idade de 69,6 anos (±6,8) e 172 homens idosos, com média de idade de 69,4 anos (±6,7). As variáveis estudadas foram: a largura e o perímetro da cabeça dos metatarsos, a altura da cabeça do metatarso I e do dorso do pé, o comprimento do pé, os ângulos articulares Ang-I e metatarsofalangeana V, o índice do arco e o índice postural do pé. As medidas foram tomadas com instrumentos analógicos. Os dados foram analisados por meio de Correlação de Pearson. RESULTADOS: O Ang-I não apresentou relação com a idade e com o índice do arco, porém apresentou associação positiva com a largura e o perímetro da cabeça dos metatarsos, com o índice postural do pé e com o ângulo da articulação metatarsofalangeana V e associação negativa com a altura do dorso do pé. CONCLUSÕES: Foram encontradas relações entre maior Ang-I e maiores largura e perímetro de antepé, maior ângulo da articulação metatarsofalangeana V, pés mais pronados e com menor altura do dorso do pé.

Palavras-chave : envelhecimento; pé; hálux valgo; antropometria.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês