SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Efeitos da terapia de movimento induzido por restrição como estratégia de reabilitação do membro superior acometido de crianças hemiparéticas: revisão sistemática da literaturaAvaliação da força muscular em crianças e adolescentes com dores de crescimento e hipermobilidade articular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Brazilian Journal of Physical Therapy

versão impressa ISSN 1413-3555

Resumo

SOUZA, FR et al. Avaliação da concavidade lombar pelo método radiográfico e pela cifolordometria. Rev. bras. fisioter. [online]. 2009, vol.13, n.2, pp. 103-109.  Epub 03-Abr-2009. ISSN 1413-3555.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-35552009005000016.

CONTEXTUALIZAÇÃO: A avaliação clínica é a base para tomada de decisão referente ao tratamento. Quando não é possível obter a radiografia, poucos recursos permitem ao fisioterapeuta avaliar quantitativamente o estado do indivíduo, um deles é o cifolordômetro, um instrumento não invasivo, de baixo custo, proposto para mensuração das curvas da coluna vertebral no plano sagital. OBJETIVOS: Avaliar a confiabilidade intra e interexaminador do cifolordômetro, verificar sua concordância com a radiografia e se há correlação entre a medida da curva lombar pelo método radiográfico e pelo cifolordômetro. MÉTODOS: Foram avaliados 20 indivíduos saudáveis de ambos os sexos, com idade entre 21 e 27 anos. Os voluntários foram submetidos à radiografia da coluna lombar, incidência perfil direito e em ortostatismo. As radiografias foram avaliadas por um radiologista pelo método de Cobb, tendo como pontos de referência T12 e S1. A cifolordometria foi realizada no mesmo posicionamento e por três avaliadores em dois momentos, tendo como referência as mesmas vértebras. Foi traçada uma reta de T12 à vértebra menos proeminente e outra de S1 à mesma, identificando o grau de concavidade lombar. RESULTADOS: Os resultados demonstram que a cifolordometria apresenta níveis excelentes de confiabilidade, tanto inter quanto intraexaminador, baixa concordância com a radiografia, porém há correlação positiva, estatisticamente significativa entre os dois métodos estudados (r=0.88). CONCLUSÃO: A cifolordometria apresentou-se como um método quantitativo, com excelente confiabilidade intra e interexaminador para a avaliação da curvatura lombar, podendo contribuir de sobremaneira para a prática clínica do fisioterapeuta.

Palavras-chave : avaliação; coluna vertebral; radiografia; postura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês