SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Diferentes instruções durante teste de velocidade de marcha determinam aumento significativo na velocidade máxima de indivíduos com hemiparesia crônicaCorrelação entre a Visual Gait Assessment Scale, Edinburgh Visual Gait Scale e Escala Observacional da Marcha em crianças com paralisia cerebral diparética espástica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Brazilian Journal of Physical Therapy

versão impressa ISSN 1413-3555

Resumo

FOLTRAN, Fabiana A. et al. Efeitos de um programa educacional de cuidados com a coluna sobre o nível de conhecimento de escolares brasileiros quanto à prevenção de dor na coluna vertebral. Rev. bras. fisioter. [online]. 2012, vol.16, n.2, pp. 128-133.  Epub 19-Abr-2012. ISSN 1413-3555.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-35552012005000023.

CONTEXTUALIZAÇÃO: As crianças estão expostas a um conjunto de fatores de risco ergonômicos na fase escolar. Tais fatores tornam a escola um ambiente propício ao desenvolvimento de alterações musculoesqueléticas, assim como para a implementação de programas de cuidados com a coluna vertebral. OBJETIVO: Avaliar os efeitos de um programa educacional de cuidados com a coluna sobre o nível de conhecimento de escolares brasileiros quanto à prevenção de dor na coluna vertebral. MÉTODOS: Trezentos e noventa e dois estudantes da 4ª à 8ª série de uma escola estadual participaram do estudo, sendo que 114 deles (30%) foram avaliados no follow up. O programa foi composto por avaliações pré, pós-intervenção e follow up, por aulas teóricas e práticas. O intervalo entre as avaliações pré e pós-intervenção foi de nove semanas e, entre a avaliação pré e o follow up, foi de dois anos. A análise estatística incluiu ANOVA não-paramétrica e o nível de significância foi de 5%. RESULTADOS: Houve diferença significativa no nível de conhecimento (pfollow up (5,1±2,5), sendo que a pontuação no follow up foi significativamente superior à do pré-teste. Foi encontrada diferença significativa entre as séries, sendo que a 8ª série atingiu pontuação maior que as demais (p CONCLUSÃO: O programa preventivo proporcionou aumento no nível de conhecimento dos estudantes, mesmo após dois anos de sua implementação. Embora o programa tenha limitações, a aquisição de conhecimento é o primeiro passo para a adoção de hábitos posturais saudáveis para a prevenção de dores na coluna vertebral.

Palavras-chave : postura; estudos de intervenção; prevenção primária; estudantes; fisioterapia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês