SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Effects of strength and flexibility training on functional performance of healthy older people author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Physical Therapy

Print version ISSN 1413-3555

Abstract

SALVINI, Tania F.; DURIGAN, João L. Q.; PEVIANI, Sabrina M.  and  RUSSO, Thiago L.. Efeitos da eletroestimulação e do alongamento muscular sobre a adaptação do músculo desnervado: implicações para a fisioterapia. Rev. bras. fisioter. [online]. 2012, vol.16, n.3, pp. 175-183.  Epub June 14, 2012. ISSN 1413-3555.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-35552012005000027.

CONTEXTUALIZAÇÃO: Esta revisão abordará os principais mecanismos celulares envolvidos na redução e aumento da síntese de mioproteínas comumente associadas às situações de atrofia e hipertrofia muscular, respectivamente. OBJETIVO: Analisaremos os efeitos da estimulação elétrica (EE) e do exercício de alongamento sobre as vias moleculares envolvidas na atrofia e hipertrofia muscular. Serão descritos os principais efeitos e os limites desses recursos no músculo esquelético, particularmente sobre o músculo desnervado. DISCUSSÃO: Recentemente, nossos estudos mostraram que a EE, aplicada de modo semelhante ao realizado na prática clínica, é capaz de amenizar o aumento da expressão de genes envolvidos na atrofia muscular. Entretanto, a EE não foi efetiva para deter a perda de massa muscular decorrente da desnervação. Em relação ao alongamento, seus mecanismos de ação sobre o músculo desnervado não são totalmente conhecidos, e os trabalhos nessa área são escassos. Estudos do nosso laboratório identificaram que o alongamento aumentou o remodelamento da matriz extracelular e diminuiu a expressão de genes relacionados à atrofia no músculo desnervado. Porém, também não foi suficiente para impedir a atrofia muscular após a desnervação. CONCLUSÕES: Apesar do uso da EE e do alongamento muscular na prática clínica, com objetivo de minimizar a atrofia do músculo desnervado, ainda há carência de informações científicas que justifiquem a eficácia desses recursos para prevenir a atrofia no músculo desnervado.

Keywords : reabilitação; estimulação elétrica; lesão nervosa periférica; atrofia muscular; alongamento.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese