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Brazilian Journal of Physical Therapy

Print version ISSN 1413-3555

Abstract

CHIVIACOWSKY, Suzete; WULF, Gabriele; MACHADO, Camila  and  RYDBERG, Nels. Feedback autocontrolado melhora a aprendizagem em adultos com síndrome de Down. Rev. bras. fisioter. [online]. 2012, vol.16, n.3, pp. 191-196.  Epub Apr 12, 2012. ISSN 1413-3555.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-35552012005000019.

CONTEXTUALIZAÇÃO: Uma variável que consistentemente tem mostrado melhorar a aprendizagem em sujeitos típicos é a prática autocontrolada. OBJETIVOS: Examinar se os benefícios do feedback autocontrolado para a aprendizagem, encontrados previamente em adultos típicos, também serão encontrados em adultos que apresentam a Síndrome de Down. MÉTODOS: Participantes com a Síndrome de Down praticaram uma tarefa de posicionamento linear. Os aprendizes do grupo autocontrolado receberam feedback sobre o resultado do movimento, quando solicitado. Já os participantes do grupo pareado receberam o mesmo arranjo de feedback dos sujeitos do grupo autocontrolado. RESULTADOS: A aprendizagem foi avaliada por meio de um teste de retenção, o qual consistiu em dez tentativas sem feedback, um dia depois da fase de prática. O grupo autocontrolado demonstrou aprendizagem mais efetiva da tarefa do que o grupo pareado. CONCLUSÃO: Feedback autocontrolado melhora a aprendizagem motora em sujeitos com a Síndrome de Down.

Keywords : fisioterapia; aprendizagem motora; autonomia; incapacidade intelectual; posicionamento linear.

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