SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Evolution of respiratory muscle strength in post-operative gastroplastyDo muscle strengthening exercises improve performance in the 6-minute walk test in postmenopausal women? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Physical Therapy

Print version ISSN 1413-3555

Abstract

OKAI, Liria A.  and  KOHN, André F.. Alterações pós-trem de estímulo, na atividade dos músculos FDB e sóleus durante a postura ortostática. Rev. bras. fisioter. [online]. 2012, vol.16, n.3, pp. 231-235.  Epub May 29, 2012. ISSN 1413-3555.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-35552012005000024.

CONTEXTUALIZAÇÃO: Existem evidências de ativação autossustentada em certos músculos pós-estimulação elétrica. OBJETIVOS: Mostrar que, em alguns sujeitos, o músculo do pé (Flexor Digitorum Brevis - FDB) também pode apresentar aumento de atividade autossustentada na posição ortostática pós-trem de estímulo no nervo tibial. MÉTODOS: Sujeitos foram solicitados a permanecer na posição ortostática e sinais eletromiográficos foram coletados dos músculos FDB, sóleus e tibial anterior do membro inferior direito. Após a aquisição dos sinais eletromiográficos base (sem estimulação - BGA), um trem de estímulos de 50 Hz foi aplicado no nervo tibial (fossa poplítea). Foram analisados os valores RMS dos dados BGA e dos sinais coletados pós-estímulo. RESULTADOS: Ao fim do estímulo, houve um aumento de 13,8% da atividade muscular do FDB em comparação com BGA. O mesmo fenômeno não aconteceu com o músculo sóleus, que apresentou uma diminuição de 9,2% da sua atividade pós-estímulo. Uma das hipóteses para a geração pós-estímulo da contração sustentada do FDB seria a da geração de corrente de entrada persistente (PIC) nos motoneurônios espinais do FDB. A diminuição da atividade do sóleus, pós-estímulo, pode ter ocorrido pela ação inibitória dos interneurônios causada pelos PICs gerados pelo trem de estímulo. CONCLUSÕES: Essas alterações das atividades sustentadas dos músculos posturais, pós-estímulo, encontradas em alguns sujeitos e em diferentes intensidades, podem fazer parte de um conjunto de possíveis respostas que contribuem para o controle postural.

Keywords : fisioterapia; postura; pé; humano; eletromiografia; atividade motora.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English