SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue5Gait characteristics of younger-old and older-old adults walking overground and on a compliant surfaceMusculoskeletal pain, profile and quality of life of individuals with sickle cell disease author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Physical Therapy

Print version ISSN 1413-3555

Abstract

LIMA, Pedro O. P. et al. Validade concorrente da unidade de biofeedback pressórico e eletromiografia de superfície na mensuração da atividade muscular do transverso abdominal em pacientes com dor lombar crônica inespecífica. Rev. bras. fisioter. [online]. 2012, vol.16, n.5, pp. 389-395.  Epub July 24, 2012. ISSN 1413-3555.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-35552012005000038.

CONTEXTUALIZAÇÃO: A Unidade de Biofeedback Pressórico (UBP) é uma ferramenta de avaliação usada na prática clínica e pesquisa científica para analisar indiretamente a atividade muscular do transverso abdominal (TrA). A validade concorrente da UBP em uma amostra clinicamente relevante ainda não está esclarecida. OBJETIVO: Avaliar a validade concorrente e acurácia diagnóstica da UBP em mensurar a atividade muscular do TrA em pacientes com dor lombar crônica inespecífica. MÉTODO: Este estudo foi realizado usando um delineamento de validação. Cinquenta pacientes com dor lombar crônica inespecífica foram recrutados. Para testar a validade concorrente, ambas as medidas pressóricas (teste índice) e eletromiográficas superficiais (teste padrão de referência) foram comparadas e coletadas por um fisioterapeuta a partir de uma manobra de contração voluntária do músculo TrA. RESULTADOS: Os participantes tinham em média 22 anos, 63,7 kg, 1,70 m de altura, e a duração média de dor lombar era de 1,9 ano. Observou-se um coeficiente Phi fraco e não significativo (r=0,2; p<0,20). Com relação aos testes de acurácia diagnóstica, os resultados sugerem uma baixa sensibilidade (60%) e especificidade (60%) da UBP. O valor preditivo positivo foi elevado (0,8), e o valor preditivo negativo foi baixo (0,2). Conclusões: A validade concorrente da UBP em mensurar a atividade muscular do TrA em pacientes com dor lombar crônica inespecífica é pobre, considerando a baixa correlação e acurácia diagnóstica com a EMG de superfície.

Keywords : biofeedback pressórico; dor lombar; fisioterapia.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English