SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue5Stabilometric response during single-leg stance after lower limb muscle fatigueThe influence of stimulus phase duration on discomfort and electrically induced torque of quadriceps femoris author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Brazilian Journal of Physical Therapy

Print version ISSN 1413-3555

Abstract

SILVA, Soraia M.; CORREA, Fernanda I.; FARIA, Christina D. C. M.  and  CORREA, Joao C. F.. Comparação entre instrumentos de qualidade de vida para avaliação da participação após AVE conforme a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). Braz. J. Phys. Ther. [online]. 2013, vol.17, n.5, pp.470-478. ISSN 1413-3555.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-35552012005000118.

CONTEXTUALIZAÇÃO:

O componente de participação da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) foi apontado como o mais complexo de ser caracterizado a partir de instrumentos já existentes. Atualmente, indica-se o uso de questionários de qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS) para avaliação da participação após acidente vascular encefálico (AVE), sendo indicado o Nottingham Health Profile (NHP) e o Stroke Specific Quality of Life (SS-QOL). No entanto, QVRS e participação são construtos distintos, assim, não está claro se esses instrumentos são os mais adequados para essa avaliação.

OBJETIVO:

Investigar se o NHP e SS-QOL são apropriados para avaliação do componente de participação da CIF.

MÉTODO:

Estudo transversal com amostra de 35 indivíduos nos quais foram aplicados o SS-QOL e o NHP com intuito de correlacionar o escore total dos questionários com o escore dos itens que avaliam os códigos do componente de participação da CIF utilizando o Coeficiente de Correlação Spearman (r).

RESULTADOS:

Houve correlação estatisticamente significante, positiva e de forte magnitude entre o escore total do SS-QOL e do NHP com os escores específicos do componente de participação, (r=0,8; p=0,001) e (r=0,9; p=0,001), respectivamente.

CONCLUSÕES:

Tanto o NHP quanto o SS-QOL apresentaram correlação forte entre o escore total e o escore dos itens que avaliam as categorias de participação da CIF. No entanto, o SS-QOL pareceu ser o questionário mais completo para essa avaliação por avaliar mais domínios distintos e apresentar o maior número de itens relacionados à participação.

Keywords : acidente vascular cerebral; qualidade de vida; Classificação Internacional de Funcionalidade, incapacidade e saúde; fisioterapia.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )