SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue3The water quality dimension: an evaluation of the relationship between social, water availability, water services and public health indicatorsInhibition of anaerobic biological sludge by effluent constituents of pollution control laboratory author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Engenharia Sanitaria e Ambiental

Print version ISSN 1413-4152

Abstract

CAPELO NETO, José  and  CASTRO, Marco Aurélio Holanda de. Simulação e avaliação do desempenho hidrológico da drenagem horizontal de percolado em aterro sanitário. Eng. Sanit. Ambient. [online]. 2005, vol.10, n.3, pp. 229-235. ISSN 1413-4152.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-41522005000300007.

A determinação da quantidade de percolado gerado em aterros sanitários continua sendo uma tarefa difícil, principalmente no semi-árido nordestino onde predominam caracteríticas meteorológicas e geológicas bem peculiares. O programa HELP (avaliação do comportamento hidrológico em aterros sanitários), desenvolvido por Schroder et al (1984), foi utilizado na simulação de várias configurações de drenagem de fundo. Aplicou-se ao modelo, dados meteorológicos e de solos da região onde está o aterro sanitário de Caucaia (ASMOC), a qual é representativa do semi-árido nordestino. Três características da drenagem de fundo foram variadas (configuração da drenagem, inclinação de fundo e adição de uma camada drenante com alta permeabilidade) com o objetivo de avaliar a altura da coluna de percolado, a quantidade de percolado infiltrado no solo e o volume coletado para tratamento. Nas trincheiras sem camada drenante, o aumento da inclinação de fundo e a alteração da configuração dos drenos tiveram pouca influência sobre as variáveis estudadas. A adição da camada drenante proporcionou uma redução significativa da altura da coluna e na infiltração de percolado no solo, mostrando que é um componente fundamental para o bom funcionamento do sistema de drenagem horizontal em aterros sanitários.

Keywords : Simulação hidrológica; aterro sanitário de Caucaia (Ceará); percolado; resíduo sólido.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese