SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Política pública de saneamento: apontamentos teórico-conceituaisAvaliação de tecnologias avançadas para o reúso de água em indústria metal-mecânica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Engenharia Sanitaria e Ambiental

versão impressa ISSN 1413-4152

Resumo

MARIANO, Adriano Pinto; ANGELIS, Dejanira de Franceschi de  e  BONOTTO, Daniel Marcos. Monitoramento de indicadores geoquímicos e avaliação de biodegradação em área contaminada com óleo diesel. Eng. Sanit. Ambient. [online]. 2007, vol.12, n.3, pp. 296-304. ISSN 1413-4152.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-41522007000300009.

A biorremediação natural da água subterrânea contaminada com óleo diesel em um posto de combustíveis foi avaliada mediante o monitoramento de indicadores geoquímicos e ensaios laboratoriais de biodegradação. Durante um período de dois anos foram realizadas quatro coletas de água subterrânea para a avaliação de diversos parâmetros físico-químicos e a concentração de hidrocarbonetos. As análises microbiológicas consistiram na contagem de bactérias heterotróficas totais, na verificação da presença de bactérias hidrocarbonoclásticas e no teste de biodegradabilidade utilizando o indicador redox DCPIP. Foi possível identificar fatores que corroboram o emprego da técnica de biorremediação natural para o tratamento da água subterrânea, contudo, a presença de hidrocarbonetos retidos no solo representa uma fonte contínua de contaminação, por isso se faz necessário o monitoramento a longo prazo.

Palavras-chave : Biorremediação natural; indicadores geoquímicos; água subterrânea; postos de combustíveis.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português