SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Characterization and biodegradability of wastewater produced in university campusMicrowave inactivation of pseudomonas aeruginosa in healthcare waste índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Engenharia Sanitaria e Ambiental

versión impresa ISSN 1413-4152

Resumen

JANZEN, Johannes Gerson; SCHULZ, Harry Edmar  y  LAMON, Antônio Wagner. Medidas da concentração de oxigênio dissolvido na superfície da água. Eng. Sanit. Ambient. [online]. 2008, vol.13, n.3, pp. 278-283. ISSN 1413-4152.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-41522008000300006.

A transferência de gases através da interface ar-água é um processo importante para ciclos climáticos de grande escala e para sistemas ambientais menores como rios, lagos, córregos e estações de tratamento de esgoto. Para avançar no entendimento dos princípios básicos envolvidos no fenômeno é necessária a utilização de técnicas e aparatos experimentais adequados. Neste estudo, foram realizadas medidas de concentração através da utilização de micro sonda de oxigênio, em tanque de grade oscilante. A dimensão do elemento sensor da micro sonda é da ordem de alguns micra. Os resultados demonstram a possibilidade de medir, sob condições turbulentas controladas similares às encontradas no ambiente, as flutuações de concentração de oxigênio no interior da camada limite existente imediatamente abaixo da interface ar-água.

Palabras llave : Transferência de gases; micro sonda de oxigênio; turbulência; tanque de grade oscilante.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués