SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Determinação da quantidade de areia no esgoto sanitário: metodologia e estudo de casoAvaliação de aspectos hidraúlicos e hidrológicos de sistemas alagados construídos de fluxo subsuperficial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Engenharia Sanitaria e Ambiental

versão impressa ISSN 1413-4152

Resumo

PASCHOALATO, Cristina Filomena Pereira Rosa; TRIMAILOVAS, Márcio Resende  e  DI BERNARDO, Luiz. Formação de subprodutos orgânicos halogenados nas operações de pré-oxidação com cloro, ozônio e peroxônio e pós-cloração em água conténdo subtância húmica. Eng. Sanit. Ambient. [online]. 2008, vol.13, n.3, pp. 313-322. ISSN 1413-4152.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-41522008000300011.

Dentre os compostos orgânicos halogenados que podem ser encontrados na água distribuída à população, destacam-se: trialometanos, ácidos haloacéticos, haloaldeídos, halocetonas, halofenóis e halopicrinas. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da formação de 22 subprodutos com a utilização dos pré-oxidantes: cloro, ozônio e peroxônio. A formação de subprodutos foi observada em água preparada com adição de substâncias húmicas extraídas de solo turfoso, por meio do uso da pré-oxidação, presença e ausência de coagulação, filtração e pós-cloração. Os subprodutos foram quantificados por cromatografia gasosa com detetor de captura de elétrons. Os resultados obtidos mostraram que o uso de pré-oxidantes alternativos, ozônio e peroxônio, associados à coagulação, filtração e pós-cloração, formam quantidades pequenas de subprodutos.

Palavras-chave : Tratamento de água; substâncias húmicas; formação de subprodutos; compostos orgânicos halogenados; ozônio; peroxônio.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português