SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4Avaliação da influência do etanol sobre o grau de volatilização BTEX em solos impactados por derrames de gasolina/etanolAplicação de indicadores de sustentabilidade para lagoas de estabilização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Engenharia Sanitaria e Ambiental

versão impressa ISSN 1413-4152

Resumo

MENEZES, Fábio Conceição de et al. Redes neurais artificiais aplicadas ao processo de coagulação. Eng. Sanit. Ambient. [online]. 2009, vol.14, n.4, pp. 449-454. ISSN 1413-4152.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-41522009000400004.

A coagulação é uma etapa de tratamento da água, e para tal são realizados ensaios de teste de jarro que permitem determinar a dose necessária dos agentes coagulante e químico de ajuste de pH no processo de coagulação. Contudo, esses ensaios demoram a ser executados, não respondendo em tempo real às mudanças da qualidade da água bruta. Para superar tal limitação, redes neurais artificiais multicamadas foram construídas (e seus pesos sinápticos ajustados), validadas e testadas para predizer a dosagem do hidróxido de sódio e do sulfato de alumínio - utilizados como agentes químico de ajuste de pH e coagulante, respectivamente. Os resultados dos modelos obtidos são compatíveis com os dados experimentais tendo em vista que as incertezas das estimativas estão na mesma ordem de grandeza das faixas indicadas pelos ensaios realizados de testes de jarro ao longo de quase seis anos.

Palavras-chave : redes neurais artificiais; coagulação; teste de jarro; sulfato de alumínio; hidróxido de sódio.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português