SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Caracterização ambiental de lamas de beneficiamento de rochas ornamentaisAvaliação da dispersão de efluente líquido de refinaria de petróleo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Engenharia Sanitaria e Ambiental

versão impressa ISSN 1413-4152

Resumo

BENETTI, Antônio D  e  AQUINO, Sérgio F. Aplicação de princípios de bioenergética no cálculo da estequiometria de reações biológicas em processos de tratamento de águas residuárias. Eng. Sanit. Ambient. [online]. 2010, vol.15, n.3, pp. 245-250. ISSN 1413-4152.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-41522010000300007.

O tratamento biológico de águas residuárias é realizado por microrganismos que utilizam determinado substrato para obtenção de energia e crescimento celular através de reações de oxidação-redução e fermentação. Esses mecanismos podem ser expressos por meio de reações estequiométricas desenvolvidas a partir de princípios da termodinâmica. As reações são dependentes dos compostos doadores e aceptores de elétrons. As equações balanceadas resultantes permitem estimar as necessidades de nutrientes, a variação de pH/alcalinidade, a produção de biomassa e gases e o coeficiente de produção celular associados aos sistemas biológicos de tratamento. Esta nota técnica descreveu a metodologia para cálculo estequiométrico de reações bioquímicas usando princípios de bioenergética, apresentando exemplos para diferentes substratos e aceptores de elétrons.

Palavras-chave : estequiometria de reações biológicas; tratamento biológico de águas residuárias; bioenergética.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português