SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3AVI method (Aquifer Vulnerability Index) for groundwater vulnerability classification in Campos dos Goytacazes region, Rio de Janeiro, BrazilConstruction and demolition waste: evaluation of quantification methods author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Engenharia Sanitaria e Ambiental

Print version ISSN 1413-4152

Abstract

LIMA, Jeferson Alberto de et al. Potencial da economia de água potável pelo uso de água pluvial: análise de 40 cidades da Amazônia. Eng. Sanit. Ambient. [online]. 2011, vol.16, n.3, pp. 291-298. ISSN 1413-4152.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-41522011000300012.

A escassez de água é um problema cada vez mais severo em todo o mundo devido a fatores como o consumo excessivo de água bruta, as mudanas climáticas, a poluição da água e o consumo insustentável dos recursos hídricos. Sob essas condições, formas tradicionais ou alternativas de recursos hídricos, tais como a água pluvial, estão sendo consideradas como opções atrativas para reduzir o consumo de água potável. Neste contexto, este artigo descreve o cenário de disponibilidade de água na região Amazõnica, Noroeste do Brasil, e avalia o potencial da economia de água potável para o setor residencial em 40 cidades da região. Os resultados indicam que o potencial da economia de água potável varia entre 21 e 100%, dependendo da demanda de água potável verificada nas 40 cidades, com potencial médio de 76%. A prisncipal conclusão desta pesquisa é que, se houvesse um programa do governo para promover a economia de água potável por meio da utilização da água pluvial, haveria significativa economia de água potável e, consequentemente, a preservação dos recursos hídricos na Amazõnia.

Keywords : água pluvial; economia; Amazônia; uso; disponibilidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese