SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue4Measuring air volume in household pipes by means of a pilot scale studySulfate removal from industrial effluents by precipitation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Engenharia Sanitaria e Ambiental

Print version ISSN 1413-4152

Abstract

ZAT, Michely  and  BENETTI, Antonio D. Remoção dos compostos odoríferos geosmina e 2-metilisoborneol de águas de abastecimento através de processos de aeração em cascata, dessorção por ar e nanofiltração. Eng. Sanit. Ambient. [online]. 2011, vol.16, n.4, pp. 353-360. ISSN 1413-4152.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-41522011000400006.

Atividades humanas aceleram o processo natural de eutrofização das águas, favorecendo a floração de algas e cianobactérias. Estes organismos emitem os compostos 2-metilisoborneol (MIB) e geosmina, que conferem gosto e odor de mofo e terra à água. A presença destes compostos se estende à água potável uma vez que os processos convencionais de tratamento são insuficientes para removê-los. Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de avaliar alternativas de processos de tratamento para a remoção de MIB e geosmina da água. Os processos estudados foram aeração em cascata, dessorção por ar e nanofiltração. Os resultados sugerem a possibilidade de remoção quase total de MIB e geosmina da água através do sistema de nanofiltração, enquanto que os processos baseados em aeração e dessorção foram relativamente ineficientes.

Keywords : gosto e odor; aeração em cascata; dessorção por ar; nanofiltração; 2-metilisoborneol; geosmina.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese