SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número4Sulfate removal from industrial effluents by precipitationEvaluation of microfiltration for removal of sludge generated in advanced oxidation process by Fenton reagent in treatment of landfill leachate índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Engenharia Sanitaria e Ambiental

versión impresa ISSN 1413-4152

Resumen

SANTOS, Simone Mendonça dos  y  SOUZA, Marcelo Pereira de. Análise das contribuições potenciais da Avaliação Ambiental Estratégica ao Plano Energético Brasileiro. Eng. Sanit. Ambient. [online]. 2011, vol.16, n.4, pp. 369-378. ISSN 1413-4152.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-41522011000400008.

Diante das potencialidades da Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) e da importância estratégica do setor energético como objeto de estudo, o presente artigo se utiliza de revisão bibliográfica em literatura específica para identificar as potenciais contribuições da AAE para o Plano Energético Brasileiro. A AAE é discutida como alternativa pertinente para a inserção da variável ambiental nas tomadas de decisão inerentes ao Plano. O instrumento contribui para o estabelecimento de uma agenda ambiental mínima a ser respeitada, essencial à sustentabilidade das atividades de planejamento do setor energético brasileiro. Entretanto, para que atinja plenamente seus objetivos e forneça subsídios à sustentabilidade ambiental, depende do cumprimento de alguns requisitos.

Palabras llave : Avaliação Ambiental Estratégica; Plano Energético Brasileiro; Plano Nacional de Energia 2030.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués