SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue4Evaluation of microfiltration for removal of sludge generated in advanced oxidation process by Fenton reagent in treatment of landfill leachatePrivatization of water and sanitation services: a qualitative analysis in the light of the case of Cachoeiro de Itapemirim, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Engenharia Sanitaria e Ambiental

Print version ISSN 1413-4152

Abstract

ESQUIVEL, Guilherme Augusto Robles; GOMES, Júlio  and  GRAUER, Andreas Friedrich. Avaliação da correlação entre as concentrações de poluentes atmosféricos e a mortalidade de idosos no município de Curitiba. Eng. Sanit. Ambient. [online]. 2011, vol.16, n.4, pp. 387-394. ISSN 1413-4152.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-41522011000400010.

Este estudo tem por objetivo verificar as associações de curto prazo entre as concentrações de poluentes atmosféricos e a mortalidade de idosos no município de Curitiba (PR). O período de análise compreendeu os anos de 2003 a 2008. Foram realizadas análises de correlação simples e de regressão múltipla, utilizando-se um modelo aditivo generalizado (MAG), para avaliar as relações entre os poluentes dióxido de enxofre (SO2), ozônio (O3) e partículas totais em suspensão (PTS) e o número de óbitos totais (ObT) e por doenças respiratórias (ObR) de pessoas com idade superior a 60 anos. Os resultados obtidos mostraram relações positivas e estatisticamente significativas entre os níveis de PTS e a mortalidade de idosos por todas as causas (ObT), mesmo considerando-se que os níveis de PTS atenderam aos padrões de qualidade do ar para o período em estudo.

Keywords : qualidade do ar; poluentes atmosféricos; mortalidade em idosos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese