SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue4Evaluation of the correlation between atmospheric pollutant concentrations and elderly mortality in CuritibaPhysical-chemical processes as an alternative to pre-and post-treatment of landfill leachate author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Engenharia Sanitaria e Ambiental

Print version ISSN 1413-4152

Abstract

OLIVEIRA, Thiago Guedes de; REZENDE, Sonaly  and  HELLER, Léo. Privatização dos serviços desaneamento: uma análise qualitativa à luz do caso de Cachoeiro de Itapemirim (ES). Eng. Sanit. Ambient. [online]. 2011, vol.16, n.4, pp. 395-402. ISSN 1413-4152.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-41522011000400011.

O artigo analisa os argumentos utilizados para justificar e para contrapor os discursos de autores e instituições nacionais e internacionais favoráveis ao controle privado dos serviços de saneamento. A partir de dados coletados sobre a experiência de Cachoeiro de Itapemirim (ES), conclui que o Estado foi incapaz de prover à população serviços de qualidade, mas a concessão também não foi uma solução plenamente satisfatória para os usuários, pois apresentou muitos dos problemas recorrentes em outros locais, segundo relatado na literatura, como a fraca participação popular e a ausência de parcerias entre os diversos órgãos responsáveis pelo saneamento naquele município. A priorização de determinadas áreas, em detrimento de outras, bem como os aumentos praticados nos valores das tarifas cobradas, são outros pontos negativos levantados. Por fim, sugere como alternativa, a busca por um modelo de gestão menos discriminatório, pautado principalmente por um forte e efetivo controle social das decisões.

Keywords : privatização; saneamento; Cachoeiro de Itapemirim.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese