SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue4Sewage treatment in a sequencing batch hybrid reactor: efficiency and stability in organic matter and nutrient (N, P) removal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Engenharia Sanitaria e Ambiental

Print version ISSN 1413-4152

Abstract

BRINGHENTI, Jacqueline R.  and  GUNTHER, Wanda M. Risso. Participação social em programas de coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos. Eng. Sanit. Ambient. [online]. 2011, vol.16, n.4, pp. 421-430. ISSN 1413-4152.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-41522011000400014.

A efetividade de programas de coleta seletiva requer necessariamente o envolvimento dos cidadãos. Entrevistas realizadas com diferentes grupos populacionais do município de Vitória (ES), empregando metodologia qualitativa e a estratégia do Discurso do Sujeito Coletivo, apontam que a participação voluntária da população nos programas de coleta seletiva é baixa, mas que pode aumentar em longo prazo. A adequação da estrutura operacional implantada para dar suporte ao programa de coleta seletiva e a existência de ações continuadas de divulgação, mobilização e informação são fatores facilitadores. A falta de divulgação dos resultados, a acomodação e o desinteresse da população, o descrédito relativo às ações oriundas do poder público, e a falta de espaço, nas residências para armazenar os resíduos recicláveis, dentre outros, são fatores que dificultam a participação na coleta seletiva.

Keywords : resíduos sólidos urbanos; coleta seletiva; participação social; gerenciamento de resíduos sólidos; pesquisa qualitativa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese