SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Avaliação do aproveitamento de água pluvial para atendimento de uso não potável no Aeroporto Internacional de São Paulo/GuarulhosSorção de poluentes orgânicos emergentes em lodo de esgoto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Engenharia Sanitaria e Ambiental

versão impressa ISSN 1413-4152versão On-line ISSN 1809-4457

Resumo

ZOPPAS, Fernanda Miranda; BERNARDES, Andrea Moura  e  MENEGUZZI, Álvaro. Parâmetros operacionais na remoção biológica de nitrogênio de águas por nitrificação e desnitrificação simultânea. Eng. Sanit. Ambient. [online]. 2016, vol.21, n.1, pp.29-42. ISSN 1809-4457.  https://doi.org/10.1590/S1413-41520201600100134682.

O nitrogênio é um dos contaminantes mais importantes presentes nas águas residuais. As alternativas tecnológicas mais usuais para o tratamento de águas contendo esse composto lançam mão do ciclo bioquímico do nitrogênio, o qual se sustenta em dois processos, a nitrificação e a desnitrificação. Dentre os parâmetros que influenciam na remoção de nitrogênio, podemos citar a concentração de oxigênio dissolvido, relação carbono/nitrogênio, temperatura, pH entre outros. Este trabalho apresenta uma revisão sobre a remoção biológica de nitrogênio das águas e os principais parâmetros que influenciam na sua remoção, dando ênfase ao processo de nitrificação e desnitrificação simultânea.

Palavras-chave : remoção de nitrogênio; nitrificação; desnitrificação; purificação de água..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )