SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Modelagem da qualidade da água na bacia hidrográfica do Rio Piracicaba (MG)Análise de metais pesados no Sistema Aquífero Bauru em Mato Grosso do Sul índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Engenharia Sanitaria e Ambiental

versão impressa ISSN 1413-4152versão On-line ISSN 1809-4457

Resumo

PINNTO, Marcos Rodrigues; CASTRO, Marco Aurélio Holanda de; BARBOSA, João Marcelo Costa  e  MAIA JUNIOR, José Valmir Farias. Dimensionamento econômico otimizado de redes de distribuição de água considerando custos de manutenção. Eng. Sanit. Ambient. [online]. 2017, vol.22, n.1, pp.145-153.  Epub 27-Out-2016. ISSN 1413-4152.  http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522016140349.

O dimensionamento econômico ótimo de redes de distribuição de água tem sido objeto de estudo de diversos pesquisadores e projetistas, e representa uma relevante parte nas ações de saneamento básico. No entanto, até então, aborda-se somente o custo de implantação, considerando que o custo dos condutos é um dos elementos de maior peso no projeto. Assim, o problema resume-se a dimensionar os condutos tendo como objetivo atingir uma rede de menor custo e que satisfaça os pré-requisitos hidráulicos mínimos de dimensionamento. Isso conduz necessariamente à escolha de uma rede cuja combinação de condutos de menor diâmetro possível e que também seja capaz de satisfazer as restrições hidráulicas. Nossa abordagem, inédita até agora no Brasil, considera, adicionalmente, o custo de manutenção ao longo da vida útil da rede, tendo em vista que, se por um lado os condutos de maior diâmetro são mais caros, por outro lado, sofrem menos os efeitos da rugosidade e apresentam uma frequência menor de manutenção que os condutos de menor diâmetro, levando, assim, a uma rede que, ao longo da vida útil do projeto, apresenta um custo menor. Assim, obtém-se um equilíbrio entre o custo de implantação e o custo de manutenção da rede.

Palavras-chave : saneamento básico; hidráulica computacional; Hidroinformática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )