SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Concentração e fluxo de CO2 sobre o reservatório hidrelétrico de Balbina (AM)Monitoramento de água e sedimento no Rio Palmeiras, Bacia Hidrográfica do Tubarão (SC), Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Engenharia Sanitaria e Ambiental

versão impressa ISSN 1413-4152versão On-line ISSN 1809-4457

Resumo

MARANHO, Lucineide Aparecida; BOTELHO, Rafael Grossi; NOGUEIRA, Larissa de Assunção  e  TORNISIELO, Valdemar Luiz. Avaliação da qualidade da água do Ribeirão Samambaia (São Pedro, São Paulo, Brasil) através de parâmetros físicos e químicos, índice de estado trófico e teste de toxicidade com Daphnia magna. Eng. Sanit. Ambient. [online]. 2017, vol.22, n.1, pp.195-201. ISSN 1413-4152.  http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522017130372.

O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade da água do Ribeirão Samambaia (São Pedro, São Paulo, Brasil) utilizando parâmetros físicos e químicos, índice de estado trófico (IET) e ensaio ecotoxicológico com Daphnia magna. De janeiro a dezembro de 2011, amostras de água foram coletas mensalmente à montante e à jusante de São Pedro e dentro da cidade, e expostas a D. magna em laboratório durante 48 horas para avaliar efeitos sobre sua mobilidade. Condutividade, fenóis, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio, surfactantes, pH e IET foram mensurados. Valores dos cinco primeiros parâmetros demonstraram baixa qualidade da água à jusante da cidade. Valores de clorofila-a estiveram dentro do permitido pela legislação ambiental brasileira e, dessa forma, o IET das águas do Ribeirão Samambaia foi classificado como ultraoligotrófico para a maioria dos locais e meses amostrados. Amostras de água coletadas de janeiro a abril à jusante de São Pedro foram tóxicas para D. magna. De acordo com as características físicas e químicas e o ensaio ecotoxicológico, conclui-se que o Ribeirão Samambaia possui baixa qualidade da água após a cidade de São Pedro.

Palavras-chave : ensaio ecotoxicológico; microcrustáceos; mobilidade; qualidade da água.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )