SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número6Adsorção do corante vermelho congo em solução aquosa com sílica aminofuncionalizadaGranulação natural em reator operado em bateladas sequenciais: características dos grânulos e desempenho no tratamento de esgoto sanitário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Engenharia Sanitaria e Ambiental

versão impressa ISSN 1413-4152versão On-line ISSN 1809-4457

Resumo

RODRIGUES, Isabel Braga et al. Identificação de micro-organismos presentes em sistemas de biolixiviação de cobre a 35 e 50°C. Eng. Sanit. Ambient. [online]. 2018, vol.23, n.6, pp.1061-1066.  Epub 22-Out-2018. ISSN 1413-4152.  http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522018093582.

A biolixiviação de minérios de baixo teor e com elevado conteúdo de impurezas tem se mostrado alternativa importante para o aproveitamento destes, uma vez que a recuperação do metal por métodos pirometalúrgicos convencionais mostra-se economicamente inviável. A identificação e quantificação dos micro-organismos capazes de promover a biolixiviação mostram-se estratégicas para alcançar bons rendimentos no controle do processo e na recuperação de metais. Nesse sentido, as técnicas de biologia molecular são as ferramentas mais utilizadas para tal propósito. Este trabalho, utilizando técnicas de reação em cadeia da polimerase (PCR), polimorfismos de comprimento dos fragmentos de restrição (RFLP) e reação em cadeia da polimerase seguida de eletroforese em gel com gradiente desnaturante (PCR-DGGE), mostrou que a diversidade nas colunas de biolixiviação de cobre estudadas é baixa e que a temperatura é importante na manutenção de determinadas espécies, havendo predominância de Acidithiobacillus ferroxidans a 35°C e de Sulfobacillus thermosulfidooxidans a 50°C.

Palavras-chave : micro-organismos mesófilos; micro-organismos termófilos moderados; RNA ribossomal 16S.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )