SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número6Materiais alternativos como meio suporte de filtros anaeróbios para tratamento de esgoto sanitário sintéticoEnsaio em colunas de solo para estudo da influência dos resíduos finos de rochas ornamentais na qualidade da água índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Engenharia Sanitaria e Ambiental

versão impressa ISSN 1413-4152versão On-line ISSN 1809-4457

Resumo

OLIVEIRA, Keila Castro; BASTOS, Rafael Kopschitz Xavier  e  SILVA, Carolina Ventura da. Esporos de bactérias aeróbias são bons indicadores da eficiência do tratamento de água? Um estudo exploratório. Eng. Sanit. Ambient. [online]. 2018, vol.23, n.6, pp.1103-1109. ISSN 1413-4152.  http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522018151590.

Apresentam-se e discutem-se neste trabalho os resultados do monitoramento de esporos de bactérias aeróbias em uma estação de tratamento de água de ciclo completo em escala real. Os esporos foram removidos de forma consistente e efetiva ao longo das etapas do tratamento, somando cerca de 3 log em média no ciclo completo. A etapa de clarificação da água (decantação e filtração) foi a principal responsável pela remoção de esporos: 0,65 log na decantação e 1,71 log na filtração, em valores médios. Os esporos mostraram-se resistentes à cloração, mas ainda assim foi alcançada inativação média de 0,8 log. Infere-se que esporos de bactérias aeróbias são bons indicadores da eficiência do tratamento da água em ciclo completo (clarificação e desinfecção por cloração) e exibem potencial de uso como indicadores da remoção/inativação (clarificação e desinfecção por cloração) de cistos de Giardia e de remoção por clarificação de oocistos de Cryptosporidium.

Palavras-chave : esporos de bactérias aeróbias; protozoários, tratamento de água.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )