SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número6Proposição de sistema de indicadores de desempenho operacional de estações de tratamento de água à luz do prestador de serviço: aplicação a cinco estações de ciclo completoAvaliação da eficiência de molhes guia-corrente curvos na Baía de Santos, São Paulo: modelagem física índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Engenharia Sanitaria e Ambiental

versão impressa ISSN 1413-4152versão On-line ISSN 1809-4457

Resumo

PINHEIRO, Nathalia Cunha Almeida  e  MOCHEL, Flávia Rebelo. Diagnóstico de áreas contaminadas pela disposição final de resíduos sólidos no município de Paço do Lumiar (MA). Eng. Sanit. Ambient. [online]. 2018, vol.23, n.6, pp.1173-1184. ISSN 1413-4152.  http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522018173619.

A disposição final de resíduos sólidos é considerada uma fonte potencial de contaminação e tem merecido destaque em função dos problemas ambientais e socioeconômicos que pode gerar. O município de Paço do Lumiar, no Maranhão, utiliza um lixão como forma de disposição de resíduos sólidos urbanos mesmo após ter cessado o prazo para o fim dos lixões no Brasil conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei Federal nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Em virtude disso, este estudo teve como objetivo detectar áreas contaminadas pela disposição de resíduos sólidos em Paço do Lumiar com base na metodologia do Manual de Gerenciamento de Áreas Contaminadas do projeto CETESB/GTZ (1999), utilizando os compartimentos ambientais solo e água superficial como objetos de análise. Assim, verificou-se que o lixão tem contribuído para a contaminação do solo com metais pesados no local de disposição e a 200 m a sua jusante, o que pode significar contaminação potencial da água subterrânea em virtude de a geologia local e o solo arenoso serem facilitadores no processo de transporte de contaminantes. Já a análise da água superficial revelou que a disposição de resíduos sólidos pode estar contribuindo menos que outras fontes de contaminação, destacando-se, nesse contexto, os efluentes gerados pelas comunidades que ocupam a bacia. Portanto, como a contaminação verificada compromete alguns usos da terra (residencial e agrícola), estudos posteriores poderão contemplar o processo de remediação de áreas contaminadas conforme material da CETESB/GTZ (1999) para que medidas corretivas minimizem os impactos ambientais na região.

Palavras-chave : resíduos sólidos; disposição final; contaminação; lixão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )