SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4Adsorção do azul de metileno em serragem de Pinus elliottii (pinus) e Drepanostachyum falcatum (bambu)Avaliação de estação de tratamento de esgoto com reator anaeróbio recebendo lodo de estação de tratamento de água Actiflo® índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Engenharia Sanitaria e Ambiental

versão impressa ISSN 1413-4152versão On-line ISSN 1809-4457

Resumo

YANG, Samuel Hora; HARARI, Joseph  e  BRAGA, Elisabete de Santis. Modelagem de plumas de efluentes entre Praia Grande e Peruíbe, litoral do estado de São Paulo, Brasil. Eng. Sanit. Ambient. [online]. 2019, vol.24, n.4, pp.697-708.  Epub 15-Ago-2019. ISSN 1809-4457.  https://doi.org/10.1590/s1413-41522019177986.

O presente trabalho teve como objetivo monitorar a dispersão de plumas de efluentes provenientes dos emissários submarinos de Praia Grande e do Rio Itanhaém, por meio do processamento do modelo Delft3D (módulos hidrodinâmico e de qualidade da água) e do modelo Visual Plumes (módulo UM3). A modelagem de campo próximo indicou que as correntes geradas pelo vento foram mais eficientes do que as correntes de maré na diluição inicial das plumas dos emissários; e a modelagem de campo distante, validada qualitativamente, demonstrou que as concentrações dos potenciais poluentes de todas as plumas simuladas não ultrapassam os limites máximos estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente quando essas plumas atingem as praias da região de estudo.

Palavras-chave : modelagem ambiental; qualidade da água; esgoto; coliformes; amônio.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )