SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3Pretend play in visually impaired children: identification of bilitiesScale operationalization for analysis of maternal mediation patterns: a study with mother - child with visual impairment dyads author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini et al. Avaliação de aspectos formais em quatro periódicos científicos na área de educação especial. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2006, vol.12, n.3, pp. 369-392. ISSN 1413-6538.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382006000300006.

A avaliação do periódico é de fundamental importância para medirmos a qualidade das pesquisas, assim como sua confiabilidade e rigor. O objetivo deste artigo é identificar os aspectos formais a serem aperfeiçoados e os aspectos que já se adequam às formalidades do universo das publicações científicas com base na aplicação de uma metodologia para análise de periódicos que possibilita a identificação destes aspectos formais da publicação. Foram avaliadas quatro publicações da área de Educação Especial, quais sejam, Benjamin Constant, Revista Brasileira de Educação Especial, Revista Educação Especial e Espaço em relação aos aspectos formais de um periódico. Conclui-se que os periódicos analisados já atingiram alguns quesitos, mas ainda precisam adequar-se a outros devidamente descritos no trabalho.

Keywords : educação especial; produção científica; periódicos; ciência da informação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese