SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3The social construction of learning disabilities across educational practices author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

RAMALHO, Joaquim; MATEUS, Filipa; SOUTO, Marisa  and  MONTEIRO, Marlene. Intervenção educativa na perturbação Gilles De La Tourette. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2008, vol.14, n.3, pp.337-346. ISSN 1413-6538.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382008000300002.

A perturbação Gilles de la Tourette é um distúrbio neuropsicológico crónico, que resulta de anomalias ao nível dos neurotransmissores cerebrais. É caracterizada por fenómenos compulsivos, que originam tiques motores e vocais e origina problemas a nível social, emocional e particularmente na adaptação e integração no meio escolar. Este artigo procura promover um melhor conhecimento desta perturbação, da sintomatologia associada e essencialmente elaborar estratégias de intervenção educativa destinadas aos diversos agentes educativos, de modo a promover uma integração escolar e social mais eficiente.

Keywords : perturbação Gilles de la Tourette; tiques; intervenção educativa; educação especial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License