SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3As características dos alunos são determinantes para o adoecimento de professores: um estudo comparativo sobre a incidência de Burnout em professores do ensino regular e especialAltas habilidades: uma questão escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Resumo

SILVA, Michelli Alessandra  e  BATISTA, Cecília Guarnieri. Indícios de desenvolvimento em crianças com deficiência visual e problemas neurológicos. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2011, vol.17, n.3, pp. 395-412. ISSN 1413-6538.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382011000300004.

A literatura aponta que crianças com diagnóstico de deficiência visual e outras deficiências associadas estão em risco de desenvolvimento. No presente estudo, foram observadas três crianças com esse perfil (quatro a 10 anos), no contexto de grupos de convivência, com o intuito de identificar indícios de desenvolvimento e exemplos de apropriação de práticas sociais. Deu-se destaque aos diferentes usos de objetos, à participação em atividades e à linguagem como lugares para se observar esses processos. Foi realizado estudo de caso e análise microgenética. As sessões semanais foram filmadas e transcritas. Recortou-se o material documentado em episódios que fossem significativos para o propósito do estudo. A análise evidenciou a importância dos processos de significação na constituição dos sujeitos. Os resultados foram discutidos em termos de suas implicações para programas de intervenção.

Palavras-chave : Educação Especial; Mediação Semiótica; Linguagem; Deficiência visual; Alterações no Desenvolvimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português