SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número especial 1Values influencing the perception of the human being and research in special education: a reflection índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

MASINI, Elcie F. Salzano. O despontar da educação especial na ANPED. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2011, vol.17, n.spe1, pp. 3-16. ISSN 1413-6538.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382011000400002.

Esta comunicação focaliza o nascimento do Grupo de Trabalho (GT) de Educação Especial na ANPEd. Constitui uma retomada histórica da proposta de um grupo de professores e pesquisadores, da área de Educação Especial, de diferentes universidades do Brasil, que discutiu a pertinência de constituir um GT de Educação Especial na ANPEd. Nesse sentido foi consolidado um calendário de encontros para discutir linhas de pesquisa e a legislação atinente à Educação Especial e encaminhado ofício à Diretoria da ANPEd requerendo, oficialmente, a abertura de um espaço para a Educação Especial nas Reuniões da ANPEd. Acompanhou o ofício a justificativa para tal solicitação, enfatizando que a inclusão da Educação Especial no âmbito do ensino superior, especificamente formação de professores em nível de graduação voltada para os vários aspectos de Educação Especial, fez surgir a necessidade de realização de pesquisas desenvolvidas e vinculadas a programas de pós-graduação em Educação. Em resposta à solicitação surgiu o Grupo de Estudos (GE) na ANPEd, em 1989. O artigo descreve o funcionamento do GE, da programação, dos participantes e de uma pesquisa coletiva envolvendo seis Estados do Brasil, que propiciou a passagem do GE a GT. A Educação Especial foi incluída como GT na XV Reunião da ANPEd, em 1992. São apresentadas decisões tomadas pelos participantes do GT, nessa Reunião, referentes aos objetivos e funcionamento do GT. No encerramento da XV Reunião da ANPEd, a primeira coordenadora do GT de Educação Especial - uma professora da Faculdade de Educação da USP, que coordenou o GT de Educação Especial, de 1989 a 1992 - passou a coordenação para uma professora da Faculdade de Educação da UERJ.

Palabras llave : Educação Especial; Grupo de Estudos; Grupo de Trabalho; ANPd.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués