SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Teacher's conceptions about learning difficultiesSchool inclusion of children with down syndrome: experiences told by families author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

BRACCIALLI, Lígia Maria Presumido; BAGAGI, Priscilla dos Santos; SANKAKO, Andréia Naomi  and  ARAUJO, Rita de Cássia Tibério. Qualidade de vida de cuidadores de pessoas com necessidades especiais. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2012, vol.18, n.1, pp. 113-126. ISSN 1413-6538.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382012000100008.

A qualidade de vida de cuidadores é algo que preocupa, pois afeta diretamente a qualidade de vida do indivíduo dependente desses cuidados. Este estudo teve como objetivo analisar e comparar a qualidade de vida em saúde de cuidadores de pessoas com necessidades especiais em atendimento em uma instituição de reabilitação. Participaram 90 cuidadores principais de pessoas com necessidades especiais em atendimento em uma instituição de reabilitação. Foram utilizados para a coleta de dados dois instrumentos: um questionário para verificar o perfil do cuidador e da pessoa com necessidades especiais e o questionário de medida de qualidade de vida WHOQOL-Bref. Os resultados demonstraram que houve significância, apenas, entre a qualidade de vida do cuidador no domínio físico e a idade da pessoa com necessidade especial, indicando que quanto mais velha a pessoa com necessidades especiais, mais difícil e penoso é o ato de cuidar. Os resultados podem indicar formas de orientação à família de pessoas  com deficiência.

Keywords : Educação Especial; Cuidador; Qualidade de Vida; Pessoas com Necessidades Especiais; Família.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese