SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Objeto virtual de aprendizagem incluir: recurso para a formação de professores visando à inclusãoA educação especial em maceió/alagoas e a implementação da política do atendimento educacional especializado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Resumo

RAMALHO, Jairo V. de A.; SILVEIRA, Denise N.; BARROS, Willian S.  e  BRUM, Ruth da S.. A carência de formação sobre a superdotação nas licenciaturas da ufpel: um estudo de caso. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2014, vol.20, n.2, pp.235-248. ISSN 1413-6538.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382014000200007.

apesar de muitos avanços no campo da educação especial, ainda há muito poucos trabalhos relativos ao tema das Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), particularmente no interior do Brasil. Neste artigo são apresentados resultados de uma pesquisa objetivando investigar a conjectura de que há bastante desconhecimento sobre este assunto nas licenciaturas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Como estudo de caso, foram levantados dados com cerca de um terço dos estudantes dos cursos de Licenciatura em Matemática. Utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário que permitia avaliações quantitativas e qualitativas dos conhecimentos e concepções dos alunos acerca das AH/SD. Os resultados indicaram que a maioria deles não estudou o assunto e este não é abordado curricularmente no curso. Com isso, eles desconhecem a legislação pertinente e nem mesmo sabem que os termos "superdotação" e "altas habilidades" têm o mesmo significado. Como fruto da desinformação, as respostas deles continham diferentes concepções mitológicas segundo a literatura de referência. Apenas para exemplificar, a maioria vê os alunos com AH/SD como um grupo homogêneo e não imagina um superdotado apresentando baixo rendimento escolar.

Palavras-chave : Educação Especial; Altas Habilidades/Superdotação; Matemática; Mitos; Talento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons