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Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Resumo

ROSIN-PINOLA, Andréa Regina  e  DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira. Inclusão escolar, formação de professores e a assessoria baseada em habilidades sociais educativas . Rev. bras. educ. espec. [online]. 2014, vol.20, n.3, pp.341-356. ISSN 1413-6538.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382014000300003.

Com a democratização do ensino, a escolas brasileiras vêm sendo desafiadas a se reorganizarem em favor do processo de escolarização de todos os alunos, considerando os desafios da inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais (NEE) no ensino regular. Este ensaio apresenta uma visão geral da história e da legislação sobre inclusão e as inovações que vêm sendo propostas por educadores e agências governamentais. Focaliza também as necessidades de formação do professor, em particular suas habilidades para inovar e melhorar interações com todos os alunos. Nesse contexto, destaca-se o papel de suas habilidades sociais educativas (HSE) e são apresentados estudos sobre o impacto das habilidades sociais do professor no desempenho escolar dos alunos. Defende-se duas alternativas de assessoria do especialista junto ao professor para instrumentalizá-lo em HSE voltadas para a promoção da inclusão escolar de alunos com NEE.

Palavras-chave : Educação Especial; Inclusão Escolar; Formação de Professores; Habilidades Sociais.

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