CHEBAT, D-R; MAIDENBAUM, S.; AMEDI, A. (2015)CHEBAT, D-R; MAIDENBAUM, S.; AMEDI, A. Navigation using sensory substitution in real and virtual mazes. PLoS One, v.10, n.6, p.813-824, 2015.
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1 |
EyeCane |
23 pessoas videntes com olhos vendados e 13 pessoas viden-tes com os olhos vendados, 12 cegos congênitos e oito pessoas com baixa visão |
Foi testado o uso do eyecane em um gru-po de participantes durante o desloca-mento em labirintos reais e virtuais. |
Todos os participantes foram capa-zes de usar a EyeCane e encontram a saída em menos de 120 segundos no labirinto real e em menos de 80 segundos no labirinto virtual com o Virtual-EyeCane. |
STRIEM-AMIT, E.; GUENDEL-MAN, M.; AME-DI, A. (2012)STRIEM-AMIT, E.; GUENDELMAN, M.; AMEDI, A. 'Visual' acuity of the congenitally blind using visual-to auditory sensory substitution. PLoS ONE, v.7, n.3, p.1-6, 2012.
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2 |
The vOICe |
Nove cegos |
Foi realizada uma simulação de um teste de Snneler, por meio de uma versão visuo-auditiva deste teste. |
O instrumento SSD pode ser bené-fico para restaurar a funcionalidade da acuidade da visão de um cego. |
MAIDENBAUM, S. et al., (2013)MAIDENBAUM, S. et al. Increasing Accessibility to the blind of virtual environments, using a virtual mobility aid based on the "EyeCane": Feasibility study. PLoS ONE, v.8, n.8, p.1-9, 2013.
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3 |
Virtual-EyeCane |
20 pessoas videntes e três pessoas cegas |
Verificar se o instrumento permitia os usuários se deslocarem em rotas projetadas virtualmente sem colisões. |
Todos os participantes (videntes e cegos) foram capazes de navegar com sucesso por todas as rotas virtu-ais. O tempo de conclusão das rotas foi relativamente próximo entre os participantes cegos e os videntes. |
HICKS S. L. et al., (2013)HICKS S. L. et al. Depth based head-mounted visual display to aid navigation in partially sighted individuals. PLoS ONE, v.8, n.7, p.1-9, 2013.
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4 |
Head-mounted display |
Sete videntes e 14 cegos e quatro com baixa visão |
Determinar a possi-bilidade de utilizar o SSD para evitar obstáculos em um pequeno labirinto. |
Todos os participantes foram capazes de usar o SSD para localizar e evitar obstáculos. |
STILES, N. R. B.; ZHENG, Y.; SHIMOJO, S. (2015)STILES, N. R. B.; ZHENG, Y.; SHIMOJO, S. Length and orientation constancy learning in 2-dimensions with auditory sensory substitution: the importance of self-initiated movement. Frontiers in Psychology, v. 6, n.842, p.1-13, 2015.
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5 |
The vOICe |
12 videntes com vendas e 4 cegos, sendo três com cegueira adquirida e um cego congênito. |
Avaliar se o dispo-sitivo SSD auditiva pode ser usado em tarefas de orientação e de constância de comprimento1em pessoas com defici-ência visual. |
Todos os participantes foram capa-zes de determinar a orientação dos objetos independente da inclinação da cabeça (constância de orientação) e também foram capazes de deter-minar o comprimento dos objetos independente do ângulo (constância de comprimento). |
WILLIAMS, M. D. et al., (2011)WILLIAMS, M. D. et al. The use of a tactile-vision sensory substitution system as an augmentative tool for individuals with visual impairments. Journal of Visual impairment and blindness, v.105, n.1, p.45-50, 2011.
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6 |
BrainPort |
30 cegos adultos |
Verificar a eficácia do dispositivo BrainPort em auxi-liar na aquisição de informações precisar sobre a forma dos objetos apresentados em várias distâncias à um grupo de pessoas cegas. |
Os participantes demonstraram habilidades aperfeiçoadas em iden-tificar de modo preciso as formas apresentadas dos objetos em todas as distâncias experimentadas. |
BUCKINGHAM, G. et al., (2015)BUCKINGHAM, G. et al. The Size-Weight illusion induced through human echolocation. Psychological Science, v.26, n.2, p.237-242, 2015.
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7 |
Sistema de ecolocalização |
Três cegos pratican-tes de ecolocalização e quatro videntes com os olhos vendados |
Verificar se por meio do sistema de ecolo-calização um grupo de participantes poderiam perceber o peso de cubos de diferentes tamanhos. |
Os participantes cegos vivenciaram uma situação ilusória com relação ao peso dos cubos, relatando que sentiram os cubos pequenos como mais pesados do que os cubos maiores. Porém a ilusão experien-ciada pelos cegos foi significamente menor da relatada pelos videntes. |
MAIDENBAUM, S. et al. (2014)MAIDENBAUM, S. et al. The "EyeCane", a new electronic travel aid for the blind: Technology, behavior & swift learning. Restorative Neurology and Neuroscience, v.32, n.6, p.813-824, 2014.
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8 |
EyeCane |
43 participantes entre cegos e viden-tes com os olhos vendados |
Os participantes foram incumbidos de usar a EyeCane para navegar em ambiente simples desconhecido para eles, estimar a distância e detectar obstáculos. |
Todos os participantes foram capa-zes de usar a EyeCane com sucesso para a estimativa de distância, a navegação e detecção de obstáculos depois de apenas alguns minutos de treinamento. A taxa de sucesso do grupo de videntes e de cegos foi relativamente próxima. |
LEVY-TZEDEK, S.; RIEMER, D.; AMEDI A. (2014)LEVY-TZEDEK, S.; RIEMER, D.; AMEDI, A. Color improves "visual" acuity via sound. Fronties in Neuroscience, v.8, n.358, p.1-7, 2014.
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9 |
EyeMusic |
13 cegos e 10 videntes de olhos vendados |
Foi testada a acuidade “visual” dos participantes no teste de Snellen, com o EyeMusic. Os participantes tinham que determi-nar a orientação da letra “E” |
Não foi encontrada diferenças significativas no desempenho entre os grupos. Os maiores valores de acuidade alcançados no teste mo-nocromático era 20/800, enquanto que com outras cores adicionadas, a acuidade dobrou para 20/400. |
REICH, L.; AME-DI, A. (2015)REICH, L.; AMEDI, A. 'Visual' parsing can be taught quickly without visual experience during critical periods. Scientific Reports, v. 5, n.15359, p.1-12, 2015.
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10 |
The vOICe |
Nove indivíduos cegos e sete indiví-duos videntes com os olhos vendados |
Avaliou se conceitos fundamentais de na-tureza visual podem ser aprendidos pelos participantes por meio do instrumen-to SSD. |
Umconceito visualcomplexopode ser aprendido na idade adultau-sandoimagens visuaisrepresentadas por som, sem qualquer experiên-ciavisual. |
KÄRCHER, S. M. et al., (2012)KÄRCHER, S. M. et al. Sensory augmentation for the blind. Frontiers in Human Neuroscience, v.6, n.37, p.1-15, 2012.
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11 |
The belt |
Um participante cego |
Verificar as habili-dades de navegação ao ar livre de um sujeito cego por meio do SSD. |
O desempenho do indivíduo em tarefas de navegação melhorou significativamente durante o uso do cinto. O grupo afirmou que se sen-tia mais corajoso em situações nas quais explorou um novo ambiente com o cinto. |