QNILCA – F Questionário para Identificação das Necessidades de Informação em Linguagem e Comunicação Alternativa – versão para família. |
Olá! O objetivo deste questionário é identificar suas dúvidas a respeito do desenvolvimento da linguagem do(a) seu (sua) filho(a) e do uso da comunicação alternativa. |
Para começar, solicitamos que nos informe: |
Seu nome: __________________________________________________________________________________________ |
Sua data de nascimento: ___/___/_____ |
Seu grau de escolaridade: (faça um X no quadrado correspondente ao seu grau de escolaridade) |
o Primário incompleto (Iniciou e não concluiu o Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental – 1.º ao 4.º ano) |
o Primário completo (Conclui o Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental – 1.º ao 4.º ano) |
o 1.° grau incompleto (Iniciou e não concluiu o Segundo ciclo do Ensino Fundamental – 5.º ao 9.º ano) |
o 1.° grau completo (Concluiu o Segundo ciclo do Ensino Fundamental – 5.º ao 9.º ano) |
o 2.° grau incompleto (Iniciou e não concluiu o Colegial ou Ensino Médio) |
o 2.° grau completo (Concluiu o Colegial ou Ensino Médio) |
o Grau universitário incompleto (Iniciou e não concluiu Curso Universitário) |
o Grau universitário completo (Concluiu Curso Universitário) |
o Especialização (Cursando ou já concluiu Curso de Especialização) |
o Mestrado/Doutorado (Cursando ou já concluiu curso de Mestrado e/ou Doutorado) |
|
Sua profissão: _______________________________________________________________________________________ |
|
Quantos filhos você tem? _______. |
|
Quais são as idades dos seus filhos? ______________________________________________________________________ |
|
O(a) seu (sua) filho(a) que tem dificuldades na comunicação é: (faça um X no quadrado correspondente à ordem de nascimento do(a) filho(a) que apresenta dificuldades na comunicação) |
o seu único filho |
o o primeiro filho |
o o segundo filho |
o o terceiro filho |
o o quarto filho |
o o quinto filho |
o o sexto filho |
o outro: _________________________________. |
|
Indique, por favor, a data de nascimento deste filho(a): ____/____/_____. |
|
Conte-nos como é este seu(sua) filho(a):
|
|
|
|
|
Logo a seguir, você encontrará uma lista de perguntas a respeito de linguagem, comunicação e meios alternativos de comunicação. Você deve fazer um X à frente da pergunta que representa uma dúvida sua, que indique um assunto sobre o qual necessita de informação. |
|
Quanto à comunicação do(a) seu(sua) filho(a), você gostaria de saber:
|
|
1 □ Por que meu(minha) filho(a) não fala? |
2 □ Por que ele(a) entende tudo, mas não fala? |
3 □ O que fazer quando eu não entendo o que ele(a) quer dizer? |
4 □ Como devo falar com meu(minha) filho(a)? |
5 □ Como ajudar meu(minha) filho(a) a se comunicar mais? |
6 □ Como conseguir entender o que ele(a) quer dizer? |
7 □ Como ajudar meu(minha) filho(a) quando ele(a) tenta se comunicar? |
8 □ Como devemos nos comportar quando ele(a) não quer se expressar? |
9 □ O que fazer quando ele(a) fala errado? |
10 □ O que ajuda a criança a começar a se comunicar? |
11 □ Quem pode ajudar na comunicação do(a) meu(minha) filho(a)? |
12 □ Por que meu(minha) filho(a) tenta se comunicar mais com outras pessoas? |
13 □ Como dar mais confiança para a criança na hora dela se comunicar? |
14 □ Como ocorre o desenvolvimento da comunicação na criança? |
15 □ O que é linguagem? |
16 □ Qual é a importância da linguagem para o desenvolvimento da criança? |
17 □ Como a criança pequena começa a se comunicar? |
18 □ Quando as crianças começam a falar? |
19 □ Como fazer para ele(a) aprender os nomes das coisas? |
20 □ Como fazer para ele(a) entender o que eu falo? |
21 □ Os gestos que ele(a) faz são importantes para a comunicação? |
22 □ De que maneira as pessoas da família podem ajudar na comunicação do meu(minha) filho(a)? |
23 □ Por que as pessoas não entendem meu(minha) filho(a)? |
24 □ O que não é bom para a comunicação da criança? |
25 □ Qual é a importância da audição na comunicação da criança? |
26 □ A alimentação é importante para desenvolver a comunicação? |
27 □ Escutar diferentes sons é importante para aprender a se comunicar? |
28 □ Brincar é importante para a comunicação? |
29 □ Como devo brincar com meu(minha) filho(a)? |
30 □ Minha criança ainda não fala. Ela pode aprender a se comunicar de outra maneira? |
31 □ Eu posso usar gestos e outras formas para ensinar meu(minha) filho(a) a se comunicar? |
32 □ O que é comunicação alternativa? |
33 □ Se meu(minha) filho(a) compreende tudo o que eu falo, mas não fala, ele(a) precisa da comunicação alternativa, que utiliza objetos e imagens para ajudar a comunicar? |
34 □ Meu(minha) filho(a) é pequeno(a). Eu posso começar a usar a comunicação alternativa? |
35 □ Se meu(minha) filho(a) utilizar imagens para se comunicar, ele vai ficar preguiçoso(a) e não vai falar? |
36 □ Meu(minha) filho(a) pode aprender a falar usando imagens? |
37 □ Meu(minha) filho(a) não consegue entender muito bem o que falamos. Como podemos começar a usar a comunicação alternativa? |
38 □ Quem deve ensinar meu(minha) filho(a) a usar imagens para se comunicar? |
39 □ Todas as pessoas devem utilizar imagens para se comunicar com meu(minha) filho(a)? |
40 □ Eu entendo tudo o que meu(minha) filho(a) quer dizer. Eu devo utilizar as imagens de comunicação alternativa mesmo assim? |
41 □ Quando eu uso imagens para meu comunicar com meu(minha) filho(a) eu posso falar ao mesmo tempo? |
42 □ Como eu posso usar as imagens para me comunicar com meu(minha) filho(a)? |
43 □ Quando eu fizer uma pergunta utilizando as imagens, quanto tempo eu tenho que esperar para meu(minha) filho(a) responder? |
44 □ As pranchas de comunicação e as imagens custam muito caro? |
45 □ Onde eu consigo imagens para utilizar com meu(minha) filho(a)? |
46 □ Eu posso usar fotos, figuras de revistar para ajudar meu filho a se comunicar? |
47 □ Quantas imagens eu posso usar de uma única vez? |
48 □ É importante ele(a) ter o material para comunicação com figuras na escola? |
49 □ Meu(minha) filho(a) pode brincar com suas imagens? |
50 □ Meu(minha) filho(a) pode utilizar as imagens na hora de brincar com os amigos? |
51 □ Onde eu posso colocar as imagens? |
52 □ Se meu(minha) filho(a) não conseguir manusear livros e cadernos, onde eu poderia colocar as imagens? |
53 □ Até quando ele(a) deve utilizar as imagens para se comunicar? |
54 □ Se ele(a) começar a falar, eu posso parar de usar as imagens? |
55 □ Se meu(minha) filho(a) não quiser usar as imagens, o que eu faço? |
|
Se você tiver dúvidas a respeito da comunicação do(a) seu(sua) filho(a) que não estavam na lista, escreva sua(s) pergunta(s) nas linhas abaixo:
|
|
Agradecemos sua colaboração! Esperamos poder ajudá-lo(a) em breve! |