2009 |
Uren; Stagnitti |
41 crianças de 5-7 anos |
Investigar a relação entre o faz de conta, competências sociais e o envolvimento em atividades escolares e determinar se as competências sociais e o nível de envolvimento das crianças podem ser inferidas a partir de suas pontuações no ChIPPA. |
Child Initiated Pretend Play Assessment (ChIPPA) |
Penn Interactive Peer Play Scale (PIPPS);Leuven Involvement Scale for Young Children (LIS-YC) |
2009 |
Quintas et al. (2009) |
32 crianças de 2-6 anos |
Relacionar o brincar simbólico e aspectos do desenvolvimento infantil em crianças deficientes auditivas com seus pares ouvintes. |
Avaliação da Maturidade simbólica |
Teste de Denver II |
2009 |
McAloney; Stagnitti |
53 crianças de 4-5 anos |
Investigar como o desempenho de uma criança em uma avaliação de brincar foi relacionada com o brincar social dos pares. |
ChIPPA |
PIPPS |
Ano
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Autores
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Amostra
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Objetivo(s) dos estudos
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Instrumentos Faz de Conta
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Outros Instrumentos
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2010 |
Campos et al. |
30 crianças de 3-6 anos |
Avaliar o comportamento da criança antes e depois da sessão de brinquedo terapêutico. |
Brinquedo Terapêutico (BT) |
Escala Comportamental |
2010 |
Frahsek et al. |
30 crianças de 2-2 anos e 6 meses |
Sugerir um método que permita apreciar as inter-relações entre diferentes tipos de faz de conta. |
Pretend play sequence; Questions on pretend play |
Developmental Test (ET 6-6) |
2010 |
Daunhauer et al. |
26 crianças de 10 - 38 meses |
Descrever o comportamento lúdico de crianças institucionalizadas e explorar a relação entre comportamentos de brincar e estado cognitivo geral. |
Two toy sets to assess play |
Bayley Scales of Infant Development II (BSID-II) |
2011 |
Giacomello; Melo |
3 crianças de 5-6 anos |
Compreender a criança institucionalizada vítima de violência por meio de sessões de brinquedo terapêutico. |
BT |
Registro de Comportamentos |
2011 |
Pfeifer et al. |
20 crianças de 3-6 anos |
Avaliar a brincadeira autoiniciada de crianças com paralisia cerebral. |
ChIPPA |
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2011 |
O’Connor; Stagnitti |
35 crianças de 5-7 anos |
Investigar o brincar, comportamento, linguagem e habilidades sociais de crianças participando de uma intervenção de brincar (com base no programa “Learn to Play”) em comparação com um grupo de crianças participando de atividades tradicionais de sala de aula. |
ChIPPA |
Goal Attainment Scaling (GAS)Preschool Language Scale (PLS-4)PIPPS |
2012 |
Fink et al. |
3 crianças de 3-6 anos |
Descrever a brincadeira autoiniciada de três crianças com uma lesão cerebral adquirida (ABI) e investigar se as crianças com ABI possuíam déficits durante o faz de conta e, em caso afirmativo, quais são eles. |
ChIPPA |
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2012 |
Dereu et al. |
17 crianças de 17-38 meses até seus 4 anos |
Visualizar as trajetórias individuais de desenvolvimento de habilidades comunicativas sociais iniciais, linguagem e desenvolvimento geral de uma amostra em situação de risco e relacioná-las. Explorar a variabilidade individual dentro e entre os grupos (ASD versus casos de não-ASD) e variabilidade intraindividual ao longo do tempo. Abordar a questão do atraso em relação ao desenvolvimento desviante, comparando a taxa de crescimento das habilidades sociais de comunicação para cada indivíduo com o observado em uma amostra normativa. Investigar se a escolha do método de análise de dados importava. |
Test of Pretend Play (ToPP) |
Mullen Scales of Early Learning (MSEL),ESCS.PIPPS, |
Ano
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Autores
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Amostra
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Objetivo(s) dos estudos
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Instrumentos Faz de Conta
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Outros Instrumentos
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2012 |
Hoffmann; Russ |
61 crianças de 5-10 anos |
Explorar as relações entre faz de conta, a criatividade, a regulação da emoção, e funcionamento executivo em crianças típicas. |
Affect in Play Scale (APS) |
Wisconsin Card Sorting Task, Short Form (WCST-64),Emotion Regulation Checklist (ERC) |
2012 |
Hsieh |
58 crianças de 6-8 anos |
Analisar as expressões afetivas e imaginação em crianças com paralisia cerebral em função da brincadeira com materiais comuns versus brincadeira adaptativa. |
Affect in Play Scale-Brief Rating (APS-BR) |
The Fine Motor Scale of the Peabody Developmental Motor Scales - 2 (PDMS-FM-2) |
2013 |
Hobson et al. |
57 crianças de 2-9 anos |
Testar e comparar o faz de conta entre crianças com autismo, transtorno do espectro autista e com alterações no desenvolvimento, mas não autistas. |
ToPP |
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2013 |
Kirkham et al. |
60 crianças de 3-4 anos |
Investigar o desenvolvimento de inter-relações entre linguagem, simbolismo gráfico e brincar simbólico, ambos simultaneamente e longitudinalmente a partir do quarto para o quinto ano. |
ToPP,Symbolic play |
Preschool Language Scale (PSL-3),Wechsler Preschool and Primary Scale of Intelligence (WPPSI-III) |
2013 |
Goods et al. |
15 crianças de 3-5 anos |
Determinar se uma intervenção breve pode melhorar significativamente a capacidade de comunicação sociais das crianças em avaliações independentes, e quando observada em sua sala de aula. |
Structured Play Assessment (SPA) |
Early Social Communication Scales (ESCS),Classroom Observation Measure |