SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue4Construction Process Assistive Technology Resource for Students with Cerebral Palsy in Multifunctional Resources RoomAnalysis of Graphic Activities for Children with Down Syndrome author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

LOPES, Mara Aparecida de Castilho. Professores Interlocutores e Educação de Surdos: a Inclusão na Rede Estadual Paulista. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2017, vol.23, n.4, pp.563-576. ISSN 1413-6538.  http://dx.doi.org/10.1590/s1413-65382317000400007.

esta pesquisa buscou identificar a função social do professor interlocutor, atuante na educação de surdos da rede estadual paulista, e cujas atribuições não são especificadas nas políticas públicas. Foram realizados dois estudos: no Estudo 1, um material disponibilizado por uma secretaria de educação para reflexão coletiva da função do professor interlocutor, para identificar o significado social da atividade, foi analisado; no Estudo 2, analisou-se, em profissionais de um município paulista, a atribuição de sentido pessoal à atividade. Foram entrevistados 21 participantes, com apoio de roteiro semiestruturado. À luz da Psicologia Histórico-Cultural, o método de análise empregou descrição empírica dos dados; elaboração de categorias analíticas; e retorno à realidade concreta, a fim de explicá-la. No Estudo 1, compreendeu-se o significado social da atividade do professor interlocutor enquanto ser professor. Entretanto, o Estudo 2 mostrou que tal significado não é compartilhado entre os profissionais, os quais compreendem que devem ser intérpretes. Conclui-se que políticas federais e estaduais se contradizem e que a organização do ensino na rede contempla a subordinação de um professor a outro. Ressalta-se a necessidade de que o professor interlocutor assuma a atividade de ensino conscientemente e, juntamente com o professor regente, empenhe-se na organização do ensino para todos os estudantes.

Keywords : Educação Especial; Educação Inclusiva; Funções Docentes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )