SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue4Analysis of Graphic Activities for Children with Down SyndromeAccessibility, Gender and Higher Education: Indicators from Scientific Research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

RODRIGUES, Viviane  and  ALMEIDA, Maria Amélia. Modelagem em Vídeo para o Ensino de Habilidades de Comunicação a Indivíduos com Autismo: Revisão de Estudos. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2017, vol.23, n.4, pp.595-606. ISSN 1413-6538.  http://dx.doi.org/10.1590/s1413-65382317000400009.

as pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) apresentam limitações específicas nas habilidades de comunicação. A modelagem em vídeo (MV) é considerada uma prática baseada em evidências para indivíduos com TEA pelo fato desta população preferir e responder melhor às estratégias de ensino por meio de pistas visuais. Neste sentido, o objetivo desta revisão foi discutir os resultados das intervenções que implementaram a MV para ensinar habilidades de comunicação para indivíduos com TEA. Para tanto, três critérios de inclusão foram estabelecidos, sendo eles: a) os estudos deveriam utilizar como variável independente a modelagem em vídeo isoladamente, associada a outra intervenção ou como parte de um pacote de tratamentos; b) as habilidades de comunicação deveriam fazer parte da variável dependente, mesmo que estivessem presentes outras habilidades; c) todos os estudos deveriam ter participantes com Transtorno do Espectro Autista. Foi utilizado como banco de dados o Portal de Periódico da CAPES, com descritores específicos. O período determinado neste estudo foi de 2010 a 2016. Somente 11 artigos apresentaram os critérios de inclusão determinados neste estudo. Estes estudos enfatizaram os ganhos da pessoa com TEA em suas habilidades de comunicação por meio da MV. Dados os resultados positivos relatados nestes 11 estudos, há evidências suficientes para concluir que a MV é um procedimento indicado para ensinar uma variedade de habilidades comunicativas para crianças com TEA. Conclui-se que este estudo sumarizou intervenções que empregaram a MV para o ensino de habilidades de comunicação, proporcionando direções para pesquisas futuras.

Keywords : Educação Especial; Transtorno do Espectro Autista; Modelagem em Vídeo; Habilidades de Comunicação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )