[1]Akmanoglu (2015)AKMANOGLUA, N. Effectiveness of teaching naming facial expression to children with autism via video modeling. Educational Sciences: Theory and practice, Istanbul, v.15, n.2, p.519-537, 2015.
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4 (4,5 e 6 anos) |
Autismo. Modelagem em vídeo. Emoções. Nomeação de expressões faciais. Pesquisas de sujeito único |
Múltiplas sondagens através de comportamentos |
O ensino de nomeação das emoções por meio de expressões faciais utilizando o MV para crianças com TEA foi efetivo, além de manterem e generalizaram a capacidade após o final do estudo. |
Generalização através de materiais, pessoas e ambientes. Manutenção: 1,3 e 5 semanas depois. |
(+) |
Concordância entre observadores: 100%; Tratamento de Fidedignidade: 100%. |
[2]Banda et al. (2010)BANDA, D.R. et al. Video modeling interventions to teach spontaneous requesting using AAC devices to individuals with autism: a preliminary investigation. Disability and Rehabilitation, London, v.32, n.16, p.1364-137, 2010.
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2 (17 e 21 anos) |
Autismo. Modelagem de vídeo. Comunicação Suplementar e Alternativa. Comunicação |
Linha de Base Múltipla |
Os resultados mostram que ambos os participantes solicitaram itens preferenciais usando o dispositivo que gera voz (SGD) com resultados variáveis após a introdução da intervenção. |
Generalização atráves de materiais. Manutenção: 1 e 3 semanas depois. |
(+) |
Concordância entre observadores: 23% de todas as sessões; 93,5%; Tratamento de Fidedignidade: 23% de todas as sessões, P1 (93,3%), P2 (100%). |
[3]Charlop et al. (2010)CHARLOP, M.H.; CARPENTER, M.H.; GREENBERG, A.L. Teaching socially expressive behaviors to children with autism through video modeling. Education and Treatment of Children, Morgantown, v.33, p.371-393, 2010.
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3 (7, 8 e 11 anos) |
Afeto. Autismo. Expressão Facial. Gestos. Entonação. Modelagem em vídeo. |
Linha de Base Múltipla |
Os resultados do presente estudo indicam que a modelagem em vídeo promoveu com sucesso comportamentos socialmente expressivos em três crianças com autismo |
Generalização através de pessoas, ambientes, estímulos e pares. Manutenção: (-). |
(+) |
Concordância entre observadores: 1/3 de todas as sessões; 90%; Tratamento de Fidedignidade: 1/3 de todas as sessões; 90%. |
[4]Chen, Lee e Lin (2016)CHEN, C.; LEE, I.; LIN, L. Augmented reality-based video-modeling storybook of nonverbal facial cues for children with autismo spectrum disorder to improve their perceptions and judgments of facial expressions and emotions. Computers in Human Behavior, Amsterdam, v.55, p.477-485, 2016.
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6 (idades entre 11 e 13 anos) |
Realidade aumentada. Indicador visual. Apoio visual. Modelagem em vídeo. Dicas sociais não verbais. |
Linha de Base Múltipla |
A intervenção forneceu um aumento no indicador visual, tem efetivamente atraído e mantido a atenção das crianças com autismo para dicas sociais não verbais e ajudando-os a melhorarem o entendimento das expressões faciais e emoções presentes no livro de histórias. |
Generalização (-). Manutenção: 4 semanas depois. |
(-) |
Concordância entre observadores: (-); Tratamento de Fidedignidade: (-). |
[5]Cihak et al. (2012)CIHAK, D.F. et al. The use of video modeling with the picture exchange communication system to increase independent communicative initiations in preschoolers with autism and developmental delays. Focus on Autism and Other Developmental Disabilities, London v.27, n.1, p.3-11, 2012.
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4 (3 anos) |
Modelagem em vídeo. Autismo. Comunicação. PECS |
Delineamento de tratamentos alternados |
Os autores concluíram que os estudantes aprenderam a usar o PECS e aumentaram as iniciações independentes para a comunicação. No entanto os estudantes aprenderam mais rápido quando usaram o PECS associado à modelagem em vídeo. |
Generalização (-). Manutenção: (-). |
(+) |
Concordância entre observadores: 50% de todas as sessões; 93%; Tratamento de Fidedignidade: 40% de todas as sessões, 95%. |
[6]Mason et al. (2012a)MASON, R.A. et al. Effects of video modeling on communicative social skills of college students with asperger syndrome. Developmental Neurorehabilitation, London, v.15, n.6, p. 425-434, 2012a.
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2 (26 e 19 anos). |
Transtorno do Espectro Autista. Ensino superior. Delineamento de sujeito único. Intervenção baseada em modelagem em vídeo |
Linha de base múltipla através de comportamentos |
Os resultados apontaram mudanças para todas as habilidades alvo para um participante e para o outro foram obtidos contato visual e conversação. |
Generalização: (-). Manutenção: parcial, após 1 semana. |
(-) |
Concordância entre observadores: (-); Tratamento de Fidedignidade: (-). |
[7]Plavnick e Ferreri (2011)PLAVNICK, J.B.; FERRERI, S.J. Establishing verbal repertoires in children with autism using function-based video modeling. Journal of Applied Behavior Analysis, Thousand Oaks, v.44, p.747-766, 2011.
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4 (4,5 a 6,5 anos) |
Autismo. Análise Funcional. Aprendizagem observacional. Comportamento verbal. Modelagem em vídeo. |
Experimento 1: tratamentos alternados. Experimento 2: tratamentos alternados e múltiplas sondagens. |
Experimento 1: Os gestos foram variados em cada condição e também para cada participante. Experimento 2: os resultados dos estudos atuais demonstraram que os procedimentos de modelagem de vídeo baseados na função identificada do comportamento comunicativo são mais eficazes no ensino de novas respostas comunicativas do que os procedimentos de modelagem em vídeo que não estão relacionados a relações funcionais identificadas. |
Experimento 1: Generalização (-). Manutenção (-). Experimento 2: Generalização através de ambiente, situações, estímulos. Manutenção: 1, 2, 4 e 8 semanas depois. |
(+) |
Experimento 1: Concordância entre observadores: (-). Tratamento de Fidedignidade: 20% de todas as sessões, 98%. Experimento 2: Concordância entre observadores: (-). Tratamento de Fidedignidade: 20% de todas as sessões, 96%. |
[8]Plavnick (2012)PLAVNICK, J.B. A Practical strategy for teaching a child with autism to attend to and imitate a portable video model. Research an Practice for Persons with Severe Disabilities, Thousand Oaks, v.37, n.4, p.263-270, 2012.
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1 (4 anos) |
Autismo. Treinamento de comunicação. Imitação. Tecnologia. Modelagem em vídeo. |
Critério móvel |
O participante demonstrou rápida melhora na atenção para uma tela de vídeo portátil; MV foi então usado para ensinar o participante a pedir eventos preferidos usando a troca de figuras. |
Generalização através de ambiente. Manutenção: (-). |
(-) |
Concordância entre observadores: 22% de todas as sessões, 92% para atenção e 100% para imitação. Tratamento de Fidedignidade: (-). |
[9]Plavnick e Vitale (2016)PLAVNICK, J.B.; VITALE, F.A. A comparison of vocal mand training strategies for children with autism spectrum disorders. Journal of Positive Behavior Interventions, v.18, n.1, p.52-62, 2016.
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4 (4 anos) |
Transtorno do Espectro Autista. Treinamento de mando. Controle de estímulos. Comportamento verbal. Modelagem em vídeo. |
Tratamentos alternados |
Os participantes adquiriram e dominaram os mandos mais rapidamente na condição de MV do que na condição ao vivo. Os resultados demonstraram o potencial eficaz do MV para ensinar operantes verbais para crianças com autismo. |
Generalização (-). Manutenção: (-). |
(+) |
Concordância entre observadores: (-). Tratamento de Fidedignidade: 25% das sessões, 94% para vivo modeling e 92% para video modeling. |
[10]Smith, Hand e Dowrick (2014)SMITH, J.; HAND, L.; DOWRICK, P.W. Video feedforward for rapid learning of a picture-based communication system.Journal of Autism Developmental Disorders, New York, v.44, n.4, p.926-936, 2014.
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3 (9, 11 e 36 anos- SD) |
Sistemas de comunicação. Aprendizagem rápida. Video Self Modeling. Feeforward. Autismo. Síndrome de Down. |
Delineamento AB. |
O AV, usando feedforward pode fornecer um caminho rápido e simples para ensinar o uso do PECS sem que precise de estímulos ou condicionamento operante intenso. |
Generalização através de pessoas e materiais. Manutenção: 5 semanas depois |
(+) |
Concordância entre observadores: 41% de todas as sessões, 96%. Tratamento de Fidedignidade: 41% de todas as sessões 98%. |
[11]Tetreault e Lerman (2010)TETREAULT, A.S.; LERMAN, D.C. Teaching social skills to children with autism using point-of-view video modeling. Education and Treatment of Children, Morgantown, v. 33, p. 395-419, 2010.
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3 (4, 5 e 8 anos) |
Não tem. |
Linha de Base Múltipla por script |
Por meio da intervenção houve melhora no comportamento social dos dois participantes, estímulos foram necessários para atingir a aquisição pelo terceiro participante. |
Generalização através de materiais. Manutenção: 10 dias depois |
(-) |
Concordância entre observadores: 93%. Tratamento de Fidedignidade: 99%. |