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Percurso Escolar de Estudantes com Deficiência na Educação de Jovens e Adultos, Nível Ensino Médio1 1 Esta pesquisa contou com o apoio do CNPq.

RESUMO

o presente estudo teve como objetivo identificar a trajetória escolar de estudantes com deficiência matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA), nível Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, que contou com a participação de 10 estudantes de diferentes escolas, da rede estadual no interior do estado de São Paulo. Entre os resultados observa-se a passagem por várias escolas ao longo do processo de escolarização, dificuldades relatadas no decorrer do processo inclusivo, desejo de prosseguir com os estudos. A escola também é vista como uma possibilidade de capacitação para o mercado de trabalho. Conclui-se, ao analisar as trajetórias escolares, que a EJA é vista como a oportunidade de inserção social, seja por meio da formação profissional futura, seja pelo ingresso no mercado de trabalho. No entanto, foram observados desafios presentes para a efetivação da inclusão no contexto da EJA, principalmente relacionada à acessibilidade física e curricular.

PALAVRAS-CHAVE:
Educação Especial; Educação de Jovens e Adultos; Ensino Médio

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