Este estudo teve por objetivo analisar os efeitos dos brinquedos educativos associados à contação de histórias na interação de uma criança com deficiência múltipla. Participou do estudo uma criança de dez anos com diagnóstico de deficiência múltipla (paralisia cerebral e deficiência visual). Foi empregado o delineamento de sujeito único, no modelo AB, para verificar e avaliar as variáveis do estudo, sendo a variável dependente as habilidades de interação com os brinquedos educativos. A variável independente caracterizou-se pela aplicação de brinquedos educativos associados à contação de histórias e estratégias adicionais. Como materiais, foram selecionados oito brinquedos do kit da Instituição LARAMARA para cegos, que atendiam ao objetivo da pesquisa. O treinamento baseou-se na contação de histórias seguidas pelo uso de estratégias adaptadas em diferentes situações, totalizando seis sessões para cada brinquedo, divididas em duas etapas, linha de base (A) e intervenção (B). Todas as sessões foram filmadas, analisadas e pontuadas de acordo com a folha de registro, para mensurar a interação do participante com os brinquedos. Como resultados, pode-se demonstrar que, nas fases de linha de base, o participante não interagiu com o brinquedo. Entretanto, quando foi introduzida a intervenção, houve aumento no número de interações com os brinquedos educativos, pois o participante conseguiu manipulá-los e dar função a todos os brinquedos. Em síntese, o uso dos brinquedos educativos associados à contação de histórias pode ser uma possibilidade de intervenção para pessoas com deficiências múltiplas de modo a oferecer mais interação com o brinquedo.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Especial; Deficiência múltipla; Brinquedo educativo; Contação de histórias; Estratégias de ensino
Autoria
Franciele Aparecida dos Santos FELÍCIO
Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Presidente Prudente - SP, Brasil. fran.aparecida90@hotmail.com. ORCID https://orcid.org/0000-0001-5679-9286Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoBrasilPresidente Prudente, SP, Brasil Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Presidente Prudente - SP, Brasil. fran.aparecida90@hotmail.com. ORCID https://orcid.org/0000-0001-5679-9286
Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Presidente Prudente - SP, Brasil. seabrajr@fct.unesp.br. ORCID https://orcid.org/0000-0002-8429-2180Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoBrasilPresidente Prudente, SP, Brasil Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Presidente Prudente - SP, Brasil. seabrajr@fct.unesp.br. ORCID https://orcid.org/0000-0002-8429-2180
Doutora em Educação Especial. Docente das Faculdades Integradas de Jaú - FIJ, Jaú - SP, Brasil. viviane_reb@hotmail.com. ORCID https://orcid.org/0000-0002-9351-5454Faculdades Integradas de JaúBrasilJaú, SP, Brasil Doutora em Educação Especial. Docente das Faculdades Integradas de Jaú - FIJ, Jaú - SP, Brasil. viviane_reb@hotmail.com. ORCID https://orcid.org/0000-0002-9351-5454
Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Presidente Prudente - SP, Brasil. fran.aparecida90@hotmail.com. ORCID https://orcid.org/0000-0001-5679-9286Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoBrasilPresidente Prudente, SP, Brasil Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Presidente Prudente - SP, Brasil. fran.aparecida90@hotmail.com. ORCID https://orcid.org/0000-0001-5679-9286
Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Presidente Prudente - SP, Brasil. seabrajr@fct.unesp.br. ORCID https://orcid.org/0000-0002-8429-2180Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoBrasilPresidente Prudente, SP, Brasil Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Presidente Prudente - SP, Brasil. seabrajr@fct.unesp.br. ORCID https://orcid.org/0000-0002-8429-2180
Doutora em Educação Especial. Docente das Faculdades Integradas de Jaú - FIJ, Jaú - SP, Brasil. viviane_reb@hotmail.com. ORCID https://orcid.org/0000-0002-9351-5454Faculdades Integradas de JaúBrasilJaú, SP, Brasil Doutora em Educação Especial. Docente das Faculdades Integradas de Jaú - FIJ, Jaú - SP, Brasil. viviane_reb@hotmail.com. ORCID https://orcid.org/0000-0002-9351-5454
Quadro 2
Descrição da Intervenção: brinquedos educativos associados à contação de histórias e estratégias utilizadas.
Figura 1
Desempenho do participante nas sessões de Linha de Base e intervenção segundo cada brinquedo.
Fonte: Elaborado pelas autoras.
Quadro 1
Apresentação e descrição dos brinquedos selecionados.
Brinquedos
Descrição
Amassadinha
Pequena bexiga de borracha colorida, recheada de farinha de trigo, em forma de uma bola. Essa bola deve ficar bem flexível para que mude totalmente de forma ao ser apertada. Em um dos lados da bola, estão colocados elementos que imitam olhos, nariz e boca. Na parte superior, fios de lã imitam os cabelos, que podem ser amarelos ou pretos, longos ou curtos. Objetivo: Despertar a vontade de movimentar-se e realizar atividades, conhecer e entender seu corpo e o ambiente, desenvolver e integrar os sentidos.
Cubo geométrico
Cubo feito de espuma, medindo 10 cm x 10 cm, leve e revestido de tecido macio. Em cada face do cubo, existe aplicação de velcro onde se prende uma figura geométrica bidimensional feita em feltro colorido; são três pares de figuras diferentes. Objetivo: Desenvolver o tato para o reconhecimento de formas e texturas, desenvolver organização espaço temporal.
Cole Ball
Dois coletes, um preto e outro azul, feitos em tecido de nylon. Nas costas, encontram-se faixas de velcro coloridas. Na frente, existem aplicações de figuras de cinco frutas diferentes, recobertas com velcro. Acompanham duas bolas brancas, recobertas com tecido pluma. Objetivo: Despertar a vontade de movimentar-se e realizar atividades, conhecer e entender seu corpo e o ambiente, desenvolver e integrar os sentidos.
Ao pé do ouvido
Painel feito de tecido macio, acolchoado e colorido, medindo 100 cm x 80 cm. No painel, há dez pequenas argolas de pano. Neste, estão presos elásticos de 15 cm. Na ponta dos elásticos, estão amarrados brinquedos sonoros: pandeiro, corneta, chocalho, apito, gaita, sanfona etc. Os elásticos podem ser retirados para que os brinquedos possam ser utilizados individualmente. Objetivo: Compreender e identificar os sons, conhecer e entender seu corpo e o ambiente.
Cubo surpresa
Seis placas quadradas, com 32 cm de lado, feitas de material de cores variadas. As placas se encaixam, formando um cubo; dois lados do cubo apresentam aberturas redondas por onde a criança pode introduzir as mãos. No interior do cubo, encontram-se dez círculos, feitos do mesmo material da caixa, recobertos em uma das faces por materiais de diferentes texturas, formando cinco pares de texturas diferentes. Objetivo: Desenvolver o tato para reconhecer texturas, formas, temperatura, grandeza, peso, consistência e materiais de que são feitos os objetos, desenvolver a estruturação e organização espacial.
Tateando
Tapete confeccionado em tecido colorido, macio, acolchoado, retangular, medindo 130 cm x 90 cm. No tapete, estão presos, com elástico de 15 cm de comprimento, diferentes objetos e brinquedos: argola, pente, peteca, caneca, escova de cabelo, esponja de banho, tubo de desodorante, ursinho de pelúcia, bolsinha contendo óculos. Os elásticos podem ser removidos com facilidade, pois os objetos não devem ser utilizados todos ao mesmo tempo, mas dois ou três de cada vez. O elástico facilita a criança recuperar os objetos. Objetivo: Compreender e identificar os objetos, conhecer e entender o ambiente.
Body ball
Dois painéis de madeira, de cor branca, medindo 85 cm de altura e 62 cm de largura. Sobre os painéis estão coladas as figuras de uma menina e de um menino com a mesma altura do painel. Os bonecos são de tecido pluma e possuem roupas de cores fortes, sapatos e meias feitos com o mesmo tecido e a saia destaca-se do painel. Os bonecos têm cabelo, mas o da menina destaca-se do painel e é amarrado com fita. Acompanham duas bolinhas de cor preta com elementos de velcro que facilitam a aderência ao tecido dos bonecos. Objetivo: Despertar a vontade de movimentar-se e realizar atividades, conhecer e entender seu corpo e o ambiente, desenvolver e integrar os sentidos.
Trincos e truques
Trata-se de caixa de madeira retangular, medindo 29 cm x 15,5 cm x 22 cm, semelhante a uma caixa de ferramentas utilizada por marceneiros. Nos quatro lados e na parte superior, encontram-se oito portinhas com fechos variados, trincos, cadeados, chaves, puxadores, corrente de segurança etc. No interior, encontram-se réplicas de ferramentas feitas de plástico, parafusos e arruelas, lixa, uma placa de madeira, régua de arquiteto e trena. Lápis especial para madeira, usado por marceneiro. Objetivo: Reconhecer os objetos do ambiente, seu nome, uso e função.
Quadro 2
Descrição da Intervenção: brinquedos educativos associados à contação de histórias e estratégias utilizadas.
Brinquedos educativos
Contação de Histórias "Eu conto, você conta": Assuntos do interesse da criança, em que a pesquisadora contava uma parte da história e o participante continuava completando a história com o uso dos brinquedos educativos.
Estratégias utilizadas
Auxílio físico
Auxílio verbal
Amassadinha
Tema sugerido pelo participante: contar histórias sobre as trajetórias dos artistas das suas músicas preferidas.
Colocar o brinquedo na mão da criança e auxiliar o movimento nas mãos.
Foram apresentadas diferentes situações na história para que a criança introduzisse o brinquedo e utilizasse a imaginação para dar função a ele.
Cubo geométrico
Tema sugerido pelo participante: contar histórias sobre músicas preferidas e trechos dessas músicas que o fazem admirar os escritores.
Auxílio para desprender e prender as peças.
Auxílio verbal para achar os pares. Exemplo: vire para cima, vire para baixo, vire mais uma vez.
Cole Ball
Tema sugerido pelo participante: contar histórias sobre fazer compras no supermercado.
Ajuda para colar e descolar o velcro para vestir; colocar no corpo de modo correto.
Por meio da história, estimular e despertar a imaginação da criança.
Ao pé do ouvido
Tema sugerido pelo participante: contar histórias a partir de suas imaginações sobre ser cantor e professor.
Segurar o tapete de base para que não saísse do lugar; desenrolar os objetos.
Auxílio verbal para utilização de todos os instrumentos presentes no brinquedo.
Cubo surpresa
Tema sugerido pelo participante: contar histórias sobre suas dificuldades com a cadeira de rodas e sobre o transporte.
Segurar a caixa para poder pegar as peças.
Auxílio verbal para encontrar os buracos na caixa e identificar as peças.
Tateando
Tema sugerido pelo participante: contar histórias sobre as atividades escolares como se ele fosse o professor: o que faria?
Segurar o tapete de base para que não saísse do lugar; desenrolar os objetos.
Auxílio verbal (por meio de uma história) para utilização de todos os instrumentos presentes no brinquedo.
Body ball
Tema sugerido pelo participante: contar histórias sobre as músicas sertanejas e seus personagens.
Segurar o quadro; retirar a bolinha da roupa da figura; movimentar o brinquedo.
Ênfase na história para despertar o interesse em usar o brinquedo; auxílio para colocação da bolinha no local correto.
Trincos e truques
Tema sugerido pelo participante: contar histórias sobre sua escola e seus colegas: como recebe ajuda e como faria se fosse o diretor.
Auxílio para abrir o teto de madeira para retirar as peças e para fixar o brinquedo.