Continuing Education (13) |
1 |
Planejamento de estratégias para o processo de Inclusão: desafios em questão (Planning Strategies for Inclusion in Education: challenges for discussion) |
Santiago & Santos (2015)Santiago, M. C., & Santos, M. P. dos. (2015). Planejamento de Estratégias para o Processo de Inclusão: desafios em questão. Educação & Realidade, 40(2), 485-502. Paper published in journal |
2 |
Formação de professores para o atendimento educacional especializado: políticas e práticas instituintes de inclusão (Teacher education for specialized educational service: instituting policies and practices of inclusion) |
Santos, Santiago, & Melo (2015)Santos, M. P., Santiago, M. C., & Melo, S. C. de. (2015). Formação de professores para o atendimento educacional especializado: políticas e práticas instituintes de inclusão. RevistAleph, 23(21), 103-119. Paper published in journal |
3 |
As contribuições da mediação professor e aluno e a importância do lúdico no ensino da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental (The contributions of the teacher and student mediation and the importance of the playfulness in the teaching of Mathematics in the initial years of Elementary Education) |
Venturini & Guimarães (2014)Venturini, A. M., & Guimarães, F. M. de C. (2014). As contribuições da mediação professor e aluno e a importância do lúdico no ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Científica Digital da Faetec, 1(1), 1-12. Paper published in journal |
4 |
Ciclo de formação de professores sobre Inclusão em Educação: em direção a uma perspectiva omnilética (Teacher education cycle on Inclusion in Education: towards an omniletic perspective) |
Santiago (2013)Santiago, M. C. (2013). Ciclo de formação de professores sobre inclusão em educação: em direção a uma perspectiva omnilética. Artigo apresentado na 36ª Reunião Nacional da ANPEd, Goiânia, Goiás, Brasil. Publication in annals |
5 |
A reflexividade dos formadores de professores diante das políticas de inclusão de universidades públicas (Reflexivity of teacher trainers in the face of the inclusion policies of public universities) |
Santos, Araujo, Senna, Fonseca, & Santos (2013)Santos, A. do N. dos, Araujo, G. de O., Senna, M., Fonseca, M. P. de S. da, & Santos, M. P. dos. (2013). A reflexividade dos formadores de professores diante das políticas de inclusão de universidades públicas. Artigo apresentado no 3º Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação, Rio de Janeiro, Brasil. Publication in annals |
6 |
O processo de Inclusão no Ensino Médio: o protagonismo dos alunos em foco (The process of Inclusion in High School: the protagonism of the students in focus) |
Lago & Santiago (2013)Lago, M., & Santiago, M. (2013). O processo de inclusão no ensino médio: o protagonismo dos alunos em foco. Artigo apresentado no 3º Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação, Rio de Janeiro, Brasil. Publication in annals |
7 |
Concepções de docentes e licenciandos de Educação Física acerca de inclusão em educação: perspectiva omnilética em discussão (Conceptions of teachers and teaching undergraduate students of Physical Education about inclusion in education: omniletic perspective in discussion) |
Santos & Fonseca (2013)Santos, A. do N. dos, Araujo, G. de O., Senna, M., Fonseca, M. P. de S. da, & Santos, M. P. dos. (2013). A reflexividade dos formadores de professores diante das políticas de inclusão de universidades públicas. Artigo apresentado no 3º Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação, Rio de Janeiro, Brasil. Paper published in journal |
8 |
Formação de professores e organização do Ensino nas Salas de Recursos Multifuncionais e classes comuns (Teacher education and teaching organization in Multifunctional Resource Rooms and common classes) |
Kelman, Venturini, Santos, Morais, & Rodrigues (2013)Kelman, C. A., Venturini, A. M., Santos, M. P. dos, Morais, S. B. R., & Rodrigues, M. A. (2013). Formação de professores e organização do ensino nas salas de recursos multifuncionais e classes comum. Artigo apresentado no 8º Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, Londrina, Paraná, Brasil. Publication in annals |
9 |
Inclusão no Sistema Educacional: desafios para a gestão escolar (Inclusion in the Educational System: challenges for school management) |
Santiago, Costa, Galvão, & Santos (2013)Santiago, M. C., Costa, E. S., Galvão, S. do V., & Santos, M. P. dos. (2013). Inclusão no Sistema Educacional: desafios para a gestão escolar. Artigo apresentado no 8º Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, Londrina, Paraná, Brasil. Publication in annals |
|
10 |
O papel da Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro na promoção de culturas inclusivas na gestão municipal Paula Alexandra Canas de Paiva Nazareth (The role of the School of Accounts and Management of the Court of Accounts of the State of Rio de Janeiro in promoting inclusive cultures in municipal management Paula Alexandra Canas de Paiva Nazareth) |
Nazareth & Melo (2012)Nazareth, P. A. C. de P., & Melo, S. C. de (2012). O papel da Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro na promoção de culturas inclusivas na gestão municipal Paula Alexandra Canas de Paiva Nazareth. Recuperado em 9 abril de 2019 de http://www.lapeade.com.br/publicacoes/artigos/CLAD%202012.pdf
http://www.lapeade.com.br/publicacoes/ar...
Publication in annals |
11 |
Políticas de inclusão e demandas de formação continuada na percepção de educadores de quatro municípios do Rio de Janeiro (Inclusion policies and demands for continuing education in the perception of educators from four municipalities of Rio de Janeiro) |
Santos (2012a)Santos, M. P. dos. (2012a). Políticas de inclusão e demandas de formação continuada na percepção de educadores de quatro municípios do Rio de Janeiro. Artigo apresentado no 2º Seminário Nacional de Educação Especial, Rio de Janeiro, Brasil. Publication in annals |
12 |
Inclusão em Educação: desafios da formação docente (Inclusion in Education: challenges of teacher education) |
Lago & Santos (2011)Lago, M., & Santos, M. P. dos. (2011). Inclusão em Educação: desafios da formação docente. Artigo apresentado no 3º Seminário de Educação Brasileira. Plano Nacional de Educação: Questões Desafiadoras e Embates Emblemáticos. Campinas, São Paulo, Brasil. Publication in annals |
13 |
Do desejável e do real: culturas de inclusão ou de exclusão na formação de futuros professores de educação física? (Desirable and real: cultures of inclusion and exclusion in the training of future teachers of physical education?) |
Santos & Fonseca (2011a) Paper published in journal |
Elementary School (6) |
1 |
A abordagem de pesquisa etnográfica nos estudos sobre educação (The ethnographic research approach in education studies) |
Melo (2015)Melo, S. C. de. (2015) A abordagem de pesquisa etnográfica nos estudos sobre educação. In C. L. de Mattos, L. P. C. Borges, P. A. de Castro, & T. B. Fagundes (Eds.), Pesquisas em Educação: a produção do Núcleo de Etnografia em Educação (NetEDU) (pp. 77-92). Recuperado em 9 abril de 2019 de http://www.lapeade.com.br/publicacoes/artigos/E-book%20NetEdu.pdf
http://www.lapeade.com.br/publicacoes/ar...
Book chapter |
2 |
“Não, isso não é coisa pra homem” - masculinidades e os processos de inclusão/exclusão em uma Escola da Baixada Fluminense (No, this is not a man thing - masculinity and the processes of inclusion/exclusion in a school in the Baixada Fluminense - RJ) |
Brito, Freitas, & Santos (2014)Brito, L. T. do, Freitas, J. G. de O., & Santos, M. P. dos. (2014). Não, isso não é coisa pra homem” - masculinidades e os processos de inclusão/exclusão em uma Escola da Baixada Fluminense. Revista Latino-americana de Geografia e Gênero, 5(2), 114-125. Paper published in journal |
3 |
Masculinidades na Educação Física escolar: um estudo sobre os processos de inclusão/exclusão (Masculinities in School Physical Education: a study on the processes of inclusion / exclusion) |
Brito & Santos (2013)Brito, L. T., & Santos, M. P. (2013). Masculinidades na Educação Física escolar: um estudo sobre os processos de inclusão/exclusão. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, 27(2), 235-246. Paper published in journal |
4 |
O currículo como dispositivo de promoção da Inclusão: relato de um estudo de caso (Curriculum as a device to promote Inclusion: report of a case study) |
Carneiro, Santos, & Santos (2012)Carneiro, L. A. B., Santos, M. P. dos, & Santos, A do N. (2012). O currículo como dispositivo de promoção da inclusão: relato de um estudo de caso. Recuperado em 1 de janeiro de 2016 de http://www.lapeade.com.br/publicacoes/artigos/curriculo%20como%20dispositivo%20de%20promo%C3%A7%C3%A3o%20da%20inclus%C3%A3o.pdf
http://www.lapeade.com.br/publicacoes/ar...
Text available on LaPEADE website |
5 |
O direito de aprender e participar do discente com dislexia (The right to learn and participate of the student with dyslexia) |
Venturini (2012)Venturini, A. M. (2012). O direito de aprender e participar do discente com dislexia. Artigo apresentado no 16º ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, Campinas, São Paulo, Brasil. Book chapter |
6 |
Barreiras de aprendizagem no Ensino Fundamental: o papel dos Laboratórios de Aprendizagem (Learning barriers in Elementary Education: the role of Learning Laboratories) |
Santiago & Santos (2012)Santiago, M. C., & Santos, M. P. dos. (2012). Barreiras de aprendizagem no Ensino Fundamental: o papel dos Laboratórios de Aprendizagem. Artigo apresentado na 35ª Reunião Nacional da ANPEd, Porto de Galinhas, Pernambuco, Brasil. Publication in annals |
High School (2) |
1 |
Promovendo a Inclusão em Educação através da participação: trajetória de uma pesquisa-ação no ensino médio (Promoting Inclusion in Education through participation: trajectory of an action research in High School) |
Santos, Lago, & Hallak (2011)Santos, M. P. dos, Lago, M., & Hallak, M. I. L. S. (2011). Promovendo a Inclusão em Educação através da participação: trajetória de uma pesquisa-ação no ensino médio. Artigo apresentado no 6º Seminário Internacional As redes educativas e as tecnologias, Rio de Janeiro, Brasil. Publication in annals |
2 |
A participação como processo de Inclusão no Ensino Médio: trajetória de uma pesquisa-ação (Participation as a process of Inclusion in High School: trajectory of an action research) |
Santos et al. (2011)Santos, M. P. dos, Lago, M., Santiago, M., Leme, E. S., Guedes, L., Guedes, M. C., & Melo, S. C. de (2011). A participação como processo de Inclusão no Ensino Médio: trajetória de uma pesquisa-ação. Recuperado em 9 de abril de 2019 de http://www.lapeade.com.br/publicacoes/artigos/PPGE_UFRJ_021.904.237-32_trabalho%20vers%C3%A3o%20final.pdf
http://www.lapeade.com.br/publicacoes/ar...
Text available on LaPEADE website |
Higher Education (1) |
1 |
Concepções sobre Inclusão e Exclusão: licenciandos de educação física em foco (Conceptions on Inclusion and Exclusion: physical education teaching undergraduate students in focus) |
Fonseca, Santos, & Venturini (2011) Publication in annals |
Theoretical Studies (6) |
1 |
Homofobia mata: do desconhecimento à cumplicidade (Homophobia kills: from unfamiliarity to complicity) |
Marques & Oliveira (2015)Marques, D. V., & Oliveira, M. C. de. (2015). Homofobia mata: do desconhecimento à cumplicidade. Recuperado em 9 abril de 2019 de http://www.lapeade.com.br/publicacoes/artigos/Homofobia%20Mata%20Do%20Desconhecimento%20a%20Cumplicidade.pdf
http://www.lapeade.com.br/publicacoes/ar...
Text available on LaPEADE website |
2 |
Construindo culturas, políticas e práticas de Inclusão em uma Escola Pública (Building cultures, policies, and practices for inclusion in a public school) |
Pinto, Filgueiras, & Santiago (2015) Text available on LaPEADE website |
3 |
O Index para a Inclusão como instrumento de pesquisa: uma análise crítica (Index for inclusion as a research tool: a critical analysis) |
Santos, Nascimento, Motta, & Carneiro (2014)Santos, M. P., Nascimento, A. G. do, Motta, E. da R., & Carneiro, L. A. B. (2014). O Index para a inclusão como instrumento de pesquisa: uma análise crítica. Revista Brasileira de Educação Especial, 20(4), 485-496. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382014000400002
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382014...
Paper published in journal |
4 |
Políticas públicas de Inclusão de pessoas com deficiência: uma análise omnilética (Public policies of Inclusion of people with disabilities: an omniletic analysis) |
Santos (2012b)Santos, M. P. dos. (2012b). Políticas públicas de inclusão de pessoas com deficiência: uma análise omnilética. Artigo apresentado no 16º Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, Campinas, São Paulo, Brasil. Book chapter presented in an Encounter |
5 |
O mal-estar dos profissionais da Educação - culturas, políticas e práticas em um novo contexto (The malaise of education professionals - cultures, policies and practices in a new context) |
Maçãs (2012)Maçãs, E. (2012). O mal-estar dos profissionais da Educação - culturas, políticas e práticas em um novo contexto. Recuperado em 9 abril de 2019 de http://www.lapeade.com.br/publicacoes/artigos/O%20MAL%20ESTAR%20DOS%20PROFISSIONAIS%20DA%20EDUCA%C3%87%C3%83O.pdf
http://www.lapeade.com.br/publicacoes/ar...
Text available on LaPEADE website |
6 |
Culturas, políticas e práticas de Inclusão na formação de professores em Educação Física: analisando as ementas (Cultures, policies and practices for Inclusion in teacher education in Physical Education: analyzing the menus) |
Fonseca & Santos (2011b)Fonseca, M. P. S., & Santos, M. P. (2011b). Culturas, políticas e práticas de inclusão na formação de professores em Educação Física: analisando as ementas. Movimento, 17(1), 95-116. Paper published in journal |
Teaching Practice (1) |
1 |
A complexidade da Inclusão no Atendimento Educacional Especializado (The complexity of Inclusion in Specialized Educational Service) |
Rocha (2015)Rocha, A. C. (2105). A complexidade da inclusão no atendimento educacional especializado. Artigo apresentado no 4º Colóquio internacional educação, cidadania e exclusão, Rio de Janeiro, Brasil. Publication in annals. |
General Studies (2) |
1 |
L’impact des Politiques Néolibérales sur L’éducation: tensions entre prise en compte des diversités et standardisation (The impact of neoliberal politics on education: tensions between the consideration of diversities and standardization) |
Akkari & Santiago (2012)Akkari, A., & Santiago, M. (2012). L’impact des Politiques Néolibérales sur L’éducation: tensions entre prise en compte des diversités et standardisation. Carrefours de L’education, 34, 77-94. Paper published in an international journal |
2 |
Direitos Humanos e Estatuto da Criança e do Adolescente: estudo de caso em uma ONG no Rio de Janeiro/BR (Human Rights and the Statute of the Child and the Adolescent: a case study in an NGO in Rio de Janeiro/BR) |
Santos et al. (2012)Santos, M. P. dos. (2012a). Políticas de inclusão e demandas de formação continuada na percepção de educadores de quatro municípios do Rio de Janeiro. Artigo apresentado no 2º Seminário Nacional de Educação Especial, Rio de Janeiro, Brasil. Text available on LaPEADE website |
3 |
Do local ao global: encurtando as distâncias entre pesquisadores-reflexões sobre uma experiência de pesquisa em rede (From local to global: shortening distances between researchers-reflections on a networked research experience) |
Maçãs & Senna (2011)Maçãs, E., & Senna, M. (2011). Do local ao global: encurtando as distâncias entre pesquisadores-reflexões sobre uma experiência de pesquisa em rede. Recuperado em 9 abril de 2019 de http://www.lapeade.com.br/publicacoes/artigos/DO%20LOCAL%20AO%20GLOBAL.pdf
http://www.lapeade.com.br/publicacoes/ar...
Text available on LaPEADE website |