Formação Continuada (13) |
1 |
Planejamento de estratégias para o processo de Inclusão: desafios em questão |
Santiago & Santos (2015)Santiago, M. C., & Santos, M. P. dos. (2015). Planejamento de Estratégias para o Processo de Inclusão: desafios em questão. Educação & Realidade, 40(2), 485-502. Artigo publicado em periódico |
2 |
Formação de professores para o atendimento educacional especializado: políticas e práticas instituintes de inclusão |
Santos, Santiago, & Melo (2015)Santos, M. P., Santiago, M. C., & Melo, S. C. de. (2015). Formação de professores para o atendimento educacional especializado: políticas e práticas instituintes de inclusão. RevistAleph, 23(21), 103-119. Artigo publicado em periódico |
3 |
As contribuições da mediação professor e aluno e a importância do lúdico no ensino da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
Venturini, & Guimarães (2014)Venturini, A. M., & Guimarães, F. M. de C. (2014). As contribuições da mediação professor e aluno e a importância do lúdico no ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Científica Digital da Faetec, 1(1), 1-12. Artigo publicado em periódico |
4 |
Ciclo de formação de professores sobre Inclusão em Educação: em direção a uma perspectiva omnilética |
Santiago (2013)Santiago, M. C. (2013). Ciclo de formação de professores sobre inclusão em educação: em direção a uma perspectiva omnilética. Artigo apresentado na 36ª Reunião Nacional da ANPEd, Goiânia, Goiás, Brasil. Publicação em anais. |
5 |
A reflexividade dos formadores de professores diante das políticas de inclusão de universidades públicas |
Santos, Araujo, Senna, Fonseca, & Santos (2013)Santos, A. do N. dos, Araujo, G. de O., Senna, M., Fonseca, M. P. de S. da, & Santos, M. P. dos. (2013). A reflexividade dos formadores de professores diante das políticas de inclusão de universidades públicas. Artigo apresentado no 3º Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação, Rio de Janeiro, Brasil. Publicação em anais |
6 |
O processo de Inclusão no Ensino Médio: o protagonismo dos alunos em foco |
Lago & Santiago (2013)Lago, M., & Santiago, M. (2013). O processo de inclusão no ensino médio: o protagonismo dos alunos em foco. Artigo apresentado no 3º Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação, Rio de Janeiro, Brasil. Publicação em anais |
7 |
Concepções de docentes e licenciandos de Educação Física acerca de inclusão em educação: perspectiva omnilética em discussão |
Santos & Fonseca (2013) Artigo publicado em periódico |
8 |
Formação de professores e organização do Ensino nas Salas de Recursos Multifuncionais e classes comuns |
Kelman, Venturini, Santos, Morais, & Rodrigues (2013)Kelman, C. A., Venturini, A. M., Santos, M. P. dos, Morais, S. B. R., & Rodrigues, M. A. (2013). Formação de professores e organização do ensino nas salas de recursos multifuncionais e classes comum. Artigo apresentado no 8º Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, Londrina, Paraná, Brasil. Publicação em anais. |
9 |
Inclusão no Sistema Educacional: desafios para a gestão escolar |
Santiago, Costa, Galvão, & Santos (2013)Santiago, M. C., Costa, E. S., Galvão, S. do V., & Santos, M. P. dos. (2013). Inclusão no Sistema Educacional: desafios para a gestão escolar. Artigo apresentado no 8º Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, Londrina, Paraná, Brasil. Publicação em anais |
10 |
O papel da Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro na promoção de culturas inclusivas na gestão municipal Paula Alexandra Canas de Paiva Nazareth |
Nazareth & Melo (2012)Nazareth, P. A. C. de P., & Melo, S. C. de (2012). O papel da Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro na promoção de culturas inclusivas na gestão municipal Paula Alexandra Canas de Paiva Nazareth. Recuperado em 9 abril de 2019 de http://www.lapeade.com.br/publicacoes/artigos/CLAD%202012.pdf
http://www.lapeade.com.br/publicacoes/ar...
Publicação em anais |
11 |
Políticas de inclusão e demandas de formação continuada na percepção de educadores de quatro municípios do Rio de Janeiro |
Santos (2012a)Santos, M. P. dos. (2012a). Políticas de inclusão e demandas de formação continuada na percepção de educadores de quatro municípios do Rio de Janeiro. Artigo apresentado no 2º Seminário Nacional de Educação Especial, Rio de Janeiro, Brasil. Publicação em anais |
12 |
Inclusão em Educação: desafios da formação docente |
Lago & Santos (2011)Lago, M., & Santos, M. P. dos. (2011). Inclusão em Educação: desafios da formação docente. Artigo apresentado no 3º Seminário de Educação Brasileira. Plano Nacional de Educação: Questões Desafiadoras e Embates Emblemáticos. Campinas, São Paulo, Brasil. Publicação em anais |
13 |
Do desejável e do real: culturas de inclusão ou de exclusão na formação de futuros professores de educação física |
Fonseca & Santos (2011a)Fonseca, M. P. S., & Santos, M. P. (2011a). Do desejável e do real: culturas de inclusão ou de exclusão na formação de futuros professores de educação física?. Revista Teias, 12(24), 2. Artigo publicado em periódico |
Ensino Fundamental (6) |
1 |
A abordagem de pesquisa etnográfica nos estudos sobre educação |
Melo (2015)Melo, S. C. de. (2015) A abordagem de pesquisa etnográfica nos estudos sobre educação. In C. L. de Mattos, L. P. C. Borges, P. A. de Castro, & T. B. Fagundes (Eds.), Pesquisas em Educação: a produção do Núcleo de Etnografia em Educação (NetEDU) (pp. 77-92). Recuperado em 9 abril de 2019 de http://www.lapeade.com.br/publicacoes/artigos/E-book%20NetEdu.pdf
http://www.lapeade.com.br/publicacoes/ar...
Capítulo de livro |
2 |
“Não, isso não é coisa pra homem” - masculinidades e os processos de inclusão/exclusão em uma Escola da Baixada Fluminense |
Brito, Freitas, & Santos (2014)Brito, L. T. do, Freitas, J. G. de O., & Santos, M. P. dos. (2014). Não, isso não é coisa pra homem” - masculinidades e os processos de inclusão/exclusão em uma Escola da Baixada Fluminense. Revista Latino-americana de Geografia e Gênero, 5(2), 114-125. Artigo publicado em periódico |
3 |
Masculinidades na Educação Física escolar: um estudo sobre os processos de inclusão/exclusão |
Brito & Santos (2013)Brito, L. T., & Santos, M. P. (2013). Masculinidades na Educação Física escolar: um estudo sobre os processos de inclusão/exclusão. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, 27(2), 235-246. Artigo publicado em periódico |
4 |
O currículo como dispositivo de promoção da Inclusão: relato de um estudo de caso |
Carneiro, Santos, & Santos (2012)Carneiro, L. A. B., Santos, M. P. dos, & Santos, A do N. (2012). O currículo como dispositivo de promoção da inclusão: relato de um estudo de caso. Recuperado em 1 de janeiro de 2016 de http://www.lapeade.com.br/publicacoes/artigos/curriculo%20como%20dispositivo%20de%20promo%C3%A7%C3%A3o%20da%20inclus%C3%A3o.pdf
http://www.lapeade.com.br/publicacoes/ar...
Texto disponível no website do LaPEADE |
5 |
O direito de aprender e participar do discente com dislexia |
Venturini (2012)Venturini, A. M. (2012). O direito de aprender e participar do discente com dislexia. Artigo apresentado no 16º ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, Campinas, São Paulo, Brasil. Capítulo de livro |
6 |
Barreiras de aprendizagem no Ensino Fundamental: o papel dos Laboratórios de Aprendizagem |
Santiago & Santos (2012)Santiago, M. C., & Santos, M. P. dos. (2012). Barreiras de aprendizagem no Ensino Fundamental: o papel dos Laboratórios de Aprendizagem. Artigo apresentado na 35ª Reunião Nacional da ANPEd, Porto de Galinhas, Pernambuco, Brasil. Publicação em anais |
Ensino Médio (2) |
1 |
Promovendo a Inclusão em Educação através da participação: trajetória de uma pesquisa-ação no ensino médio |
Santos, Lago, & Hallak (2011)Booth, T., & Ainscow, M. (2012a). Index para a Inclusão: desenvolvendo a aprendizagem e a participação na escola. Tradução Mônica Pereira dos Santos. UNESCO/CSIE. Publicação em anais |
2 |
A participação como processo de Inclusão no Ensino Médio: trajetória de uma pesquisa-ação |
Santos et al. (2011)Santos, M. P. dos, Lago, M., Santiago, M., Leme, E. S., Guedes, L., Guedes, M. C., & Melo, S. C. de (2011). A participação como processo de Inclusão no Ensino Médio: trajetória de uma pesquisa-ação. Recuperado em 9 de abril de 2019 de http://www.lapeade.com.br/publicacoes/artigos/PPGE_UFRJ_021.904.237-32_trabalho%20vers%C3%A3o%20final.pdf
http://www.lapeade.com.br/publicacoes/ar...
Texto disponível no website do LaPEADE |
Ensino Superior (1) |
1 |
Concepções sobre Inclusão e Exclusão: licenciandos de educação física em foco |
Fonseca, Santos, & Venturini (2011) Publicação em anais |
Estudos Teóricos (6) |
1 |
Homofobia mata: do desconhecimento à cumplicidade |
Marques & Oliveira (2015)Marques, D. V., & Oliveira, M. C. de. (2015). Homofobia mata: do desconhecimento à cumplicidade. Recuperado em 9 abril de 2019 de http://www.lapeade.com.br/publicacoes/artigos/Homofobia%20Mata%20Do%20Desconhecimento%20a%20Cumplicidade.pdf
http://www.lapeade.com.br/publicacoes/ar...
Texto disponível website do LaPEADE |
2 |
Construindo culturas, políticas e práticas de Inclusão em uma Escola Pública |
Pinto, Filgueiras, & Santiago (2015) Texto disponível no website do LaPEADE |
3 |
O Index para a Inclusão como instrumento de pesquisa: uma análise crítica |
Santos, Nascimento, Motta, & Carneiro (2014)Santos, M. P., Nascimento, A. G. do, Motta, E. da R., & Carneiro, L. A. B. (2014). O Index para a inclusão como instrumento de pesquisa: uma análise crítica. Revista Brasileira de Educação Especial, 20(4), 485-496. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382014000400002
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382014...
Artigo publicado em periódico |
4 |
Políticas públicas de Inclusão de pessoas com deficiência: uma análise omnilética |
Santos (2012b)Santos, M. P. dos. (2012b). Políticas públicas de inclusão de pessoas com deficiência: uma análise omnilética. Artigo apresentado no 16º Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, Campinas, São Paulo, Brasil. Artigo apresentado em Encontro |
5 |
O mal-estar dos profissionais da Educação - culturas, políticas e práticas em um novo contexto |
Maçãs (2012)Maçãs, E. (2012). O mal-estar dos profissionais da Educação - culturas, políticas e práticas em um novo contexto. Recuperado em 9 abril de 2019 de http://www.lapeade.com.br/publicacoes/artigos/O%20MAL%20ESTAR%20DOS%20PROFISSIONAIS%20DA%20EDUCA%C3%87%C3%83O.pdf
http://www.lapeade.com.br/publicacoes/ar...
Texto disponível no website do LaPEADE |
6 |
Culturas, políticas e práticas de Inclusão na formação de professores em Educação Física: analisando as ementas |
Fonseca & Santos (2011b)Fonseca, M. P. S., & Santos, M. P. (2011b). Culturas, políticas e práticas de inclusão na formação de professores em Educação Física: analisando as ementas. Movimento, 17(1), 95-116. Artigo publicado em periódico |
Prática Docente (1) |
1 |
A complexidade da Inclusão no Atendimento Educacional Especializado |
Rocha (2015)Rocha, A. C. (2105). A complexidade da inclusão no atendimento educacional especializado. Artigo apresentado no 4º Colóquio internacional educação, cidadania e exclusão, Rio de Janeiro, Brasil. Publicação em anais |
Estudos Gerais (2) |
1 |
L’impact des Politiques Néolibérales sur L’éducation: tensions entre prise en compte des diversités et standardisation |
Akkari & Santiago (2012)Akkari, A., & Santiago, M. (2012). L’impact des Politiques Néolibérales sur L’éducation: tensions entre prise en compte des diversités et standardisation. Carrefours de L’education, 34, 77-94. Artigo publicado em periódico internacional |
2 |
Direitos Humanos e Estatuto da Criança e do Adolescente: estudo de caso em uma ONG no Rio de Janeiro/BR |
Santos et al. (2012)Santos, M. P. dos. (2012a). Políticas de inclusão e demandas de formação continuada na percepção de educadores de quatro municípios do Rio de Janeiro. Artigo apresentado no 2º Seminário Nacional de Educação Especial, Rio de Janeiro, Brasil. Texto disponível no website do LaPEADE |
3 |
Do local ao global: encurtando as distâncias entre pesquisadores-reflexões sobre uma experiência de pesquisa em rede |
Maçãs & Senna (2011)Maçãs, E., & Senna, M. (2011). Do local ao global: encurtando as distâncias entre pesquisadores-reflexões sobre uma experiência de pesquisa em rede. Recuperado em 9 abril de 2019 de http://www.lapeade.com.br/publicacoes/artigos/DO%20LOCAL%20AO%20GLOBAL.pdf
http://www.lapeade.com.br/publicacoes/ar...
Texto disponível no website do LaPEADE |