Katz, & Sugdan (2013)Katz, J., & Sugdan, R. (2013). The Three-Block Model of Universal Design for Learning Implementation in a High School. Canadian Journal of Educational Administration And Policy, 1(1), 1-28.
|
The three-block model of universal design for learning implementation in a high school O modelo de três blocos do desenho universal para aprendizagem: a implementação em um colégio. |
Canadian Journal of Educational Administration and Policy Canadá |
Educação |
Avaliar o papel dos líderes escolares no processo de implementação de uma educação inclusiva e do desenho universal para aprendizagem. |
Análise das notas de campo, fotografias e evidências de vídeo do diretor é detalhada para iluminar um processo de apoio à educação inclusiva por meio do desenvolvimento profissional dos professores no design universal para o aprendizado. |
Os resultados indicaram que os esforços do diretor para proporcionar desenvolvimento profissional aos professores, planejamento de tempo para colaboração, visão e envolvimento direto na entrega instrucional resultaram em resultados positivos para a aprendizagem, a autoeficácia e o senso de comunidade dos alunos e professores. |
Mcghie-Richmond, & Sung (2013)Meyer, A., Rose, D. H., & Gordon, D. (2014). Universal design for learning: Theory and Practice. Wakefield, MA: CAST Professional Publishing.
|
Applying Universal Design for Learning to Instructional Lesson Planning Aplicando o Design Universal para Aprendizagem ao Planejamento Instrucional de Aulas. |
International Journal of Whole Schooling, Canadá |
Educação |
Analisar efeitos da introdução do Desenho universal para aprendizagemem um programa de formação de professores. |
Dois grupos de participantes: professores em pré serviço e professores em exercício. Os professores participaram do curso que consistiam em planejar suas aulas de acordo com os conceitos do DUA, a partir da modificação dos planos de aula originais. Foi fornecido aos professores um guia sobre o passo a passo do DUA. |
Ambos os grupos realizaram modificações nos planos de aula referentes à introdução dos princípios do DUA. A utilização dos princípios do DUA nos planos de aula favoreceu que todos os alunos usufruíssem do aprendizado. |
Katz, & Sokal (2016)Katz, J., & Sokal, L. (2016). Universal Design for Learning as a Bridge to Inclusion: A Qualitative Report of Student Voices. International Journal of Whole Schooling, 12(2), 36-63.
|
Universal Design for Learning as a Bridge to Inclusion: A Qualitative Report of Student Voices Desenho Universal para Aprendizagem como uma ponte para a Inclusão: Um relatório qualitativo das vozes dos alunos |
International Journal of Whole Schooling, Canadá |
Educação |
Analisar os efeitos no aprendiz de uma nova pedagogia denominada Modelo dos Três Blocos Universais do Design para o Aprendizado por meio do relato dos alunos. |
Participaram de uma entrevista 101 alunos de 51 escolas do Canadá. |
De modo geral, a análise mostrou que os alunos tiveram mudanças em cinco categorias: concepções de aprendizagem; processos de aprendizagem; interdependência na aprendizagem; autoconceito do aluno e envolvimento escolar. |
Navarro, Zervas, Gesa, & Sampson (2016)Navarro, S. B., Zervas, P., Gesa, R. F., Sampson, D. G. (2016). Developing Teachers' Competences for Designing Inclusive Learning Experiences. Educational Technology & Society, 19(1), 17-27.
|
Developing Teachers' Competences for Designing Inclusive Learning Experiences Desenvolver as competências dos professores para conceber uma experiência de aprendizagem inclusiva |
Educational Technology &Society, Austrália |
Educação |
Apresentar o desenho, implementação e avaliação de um programa de desenvolvimento profissional docente (PDP) alinhado com o CFIT para a criação de REAs inclusivos, aplicando os princípios do desenho universal. |
Participaram da pesquisa 47 professores do ensino primário e secundário que passaram por aulas presenciais e online na plataforma sobre Desenho Universal para aprendizagem. |
Os resultados da avaliação do PDP do professor demonstraram o seu valor acrescentado para o desenvolvimento das competências dos professores no sentido de conceber experiências de aprendizagem inclusivas para os seus alunos. |
Lowrey, K. A., Hollingshead, A., Howery, K., & Bishop. J. B. (2017)Lowrey, K. A., Hollingshead, A., Howery, K., & Bishop, J. B. (2017). More Than One Way: Stories of UDL and Inclusive Classrooms. Research and Practice for Persons with Severe Disabilities, 42(4), 225-242.
|
More than one way: stories of UDL and Inclusive classrooms Mais de uma maneira: histórias de DUA e salas de aula inclusivas |
Research and Practice for Persons with Severe Disabilities, Estados Unidos e Canadá |
Educação Especial |
Examinar as histórias dos professores de educação geral relacionadas à implementação da estrutura de Design Universal para Aprendizagem (UDL) e inclusão de alunos com deficiência intelectual moderada a grave. |
Investigação Narrativa. Participaram do estudo sete professoras atuantes na educação dos Estados Unidos, e/ou Canadá. |
Todos os participantes compartilharam histórias, demonstrando que os alunos com DI moderada e grave podem e devem ser incluídos no planejamento intencional da variabilidade do aprendiz. Professores de educação geral precisam de mais apoio e treinamento para entender as características, os métodos instrucionais, os materiais e as opções de expressão para incorporar esses alunos ao currículo geral. |
Taunton, Brian, & True, (2017)Taunton, S., Brian, A., & True, L. (2017) Universally Designed Motor Skill Intervention for Children with and without Disabilities. Journal of Developmental and Physical Disabilities, 1(1), 2-15. DOI: 10.1007/s10882-017-9565-x https://doi.org/10.1007/s10882-017-9565-...
|
Universally Designed Motor Skill Intervention for Children with and without Disabilities Intervenção motora projetada universalmente para crianças com e sem deficiência |
Journal of Developmental and Physical Disabilities, Estados Unidos |
Educação Física |
Examinar os efeitos de uma intervenção da habilidade motora do Design Universal para Aprendizagem de seis semanas (SKIP-UDL) nas habilidades motoras fundamentais (SFM) de crianças com e sem deficiência. |
Pré - pós teste com intervenção. 67 participantes de ambos os sexos com idade entre 3-5 anos, sendo 42% da amostra com deficiência. |
Os resultados analisados estatisticamente mostraram diferença na aquisição da habilidade motora entre os participantes do grupo experimental e grupo controle. Entretanto, quando analisados os grupos com deficiência e sem deficiência, os participantes sem deficiência se saíram melhores nos testes propostos. |
Loman, Strickland-Cohen, & Walker (2018)Loman, S., Strickland-Cohen, M. K., & Walker, V. L. (2018). Promoting the Accessibility of SWPBIS for Students with Severe Disabilities. Journal of Positive Behavior Interventions, 20(2), 113-123. DOI: https://doi.org/10.1177/1098300717733976
https://doi.org/10.1177/1098300717733976...
|
Promoting the Accessibility of SWPBIS for Students with Severe Disabilities Promovendo a acessibilidade do SWPBIS para alunos com deficiências graves |
Journal of Positive Behavior Interventions, Estados Unidos |
Educação/ Psicologia |
Avaliar os efeitos dos planos de aulas adaptados SWPBIS nos comportamentos inadequados de alunos com deficiências graves no contexto escolar. |
Pesquisa experimental - Delineamento de linha de base múltipla entre participantes. Três alunos com autismo (8-9 anos) e seus respectivos professores da turma. |
No geral, os comportamentos problemáticos entre os alunos com deficiências graves diminuíram com a adaptação do SWPBIS por meio dos princípios do DUA. |