SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue3Silicon uptake and translocation by eucalyptus seedlings cultivated in latosol (oxisol) and cambisol (inceptisol)Evaluation of lithothamnium as corrective of soil acidity and source of nutrients for bean plants author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência e Agrotecnologia

Print version ISSN 1413-7054

Abstract

PEREIRA, Lair Victor; OLIVEIRA E SILVA, Sebastião de  and  ALVES, Elio José. Avaliação de algumas características pós-colheita e índice de aceitação pelos consumidores de novas cultivares de banana. Ciênc. agrotec. [online]. 2003, vol.27, n.3, pp. 501-507. ISSN 1413-7054.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542003000300002.

RESUMO - As cultivares Nam, Pioneira, Caipira, SH 3640, FHIA 01, FHIA 18, Mysore, Nanicão, Grande Naine, Maçã, Prata e Prata Anã foram avaliadas quanto às características de pós-colheita (longevidade pós-colheita, período de comercialização e resistência ao despencamento dos frutos), aspectos visuais (tamanho do fruto e coloração da casca e da polpa), índice de aceitação pelos consumidores por meio da degustação da fruta madura (sabor, aroma, consistência da polpa e semelhança de sabor e aroma com as cultivares tradicionais Prata, Prata Anã, Maçã e Nanicão). O trabalho foi conduzido por meio de ensaios de laboratório usando 6 pencas de bananas de cada cultivar e entrevistas após os testes de degustação com 80 consumidores de Lavras e Maria da Fé-MG), no período de outubro de 2000 a abril de 2001. Pelos resultados, verifica-se que, quanto aos aspectos visuais, somente a cv. Caipira obteve baixo índice de aceitação pelos consumidores (< 50%). Quanto às características de pós-colheita, destacaram-se as cultivares Prata Anã, Maçã, Prata e SH 3640, com maiores longevidade pós-colheita e período de comercialização. Somente a cv. Mysore apresentou resistência ao despencamento dos frutos no ponto ideal de consumo, ao passo que as cultivares Maçã, Nam, Caipira e SH 3640 foram moderadamente resistentes e as demais, não resistentes. As cultivares Prata, Maçã, Prata Anã e SH 3640 obtiveram os maiores índices de aceitação pelos consumidores com base no sabor e aroma e a cv. Caipira, o menor.  A cv. SH 3640 foi considerada de sabor e aroma semelhantes aos da 'Prata' e 'Prata Anã' por 92,8% dos consumidores e obteve cerca de 45% da preferência, em relação a essas mesmas cultivares, e 85% a 'Nanicão'.

Keywords : Musa; longevidade pós-colheita; degustação; sabor; aroma.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese