SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número5Transmissibilidade e efeito de Acremonium strictum em sementes de milhoTeores de glicídios em quatro marcas de água de coco índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciência e Agrotecnologia

versão impressa ISSN 1413-7054

Resumo

PERES, Ângela Pimenta; SILVA-MANN, Renata; VIEIRA, Maria das Graças G. C.  e  MACHADO, José da Cruz. Variabilidade morfocultural e genética de fungos associados a podridão peduncular do mamão. Ciênc. agrotec. [online]. 2003, vol.27, n.5, pp. 1053-1062. ISSN 1413-7054.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542003000500012.

Objetivou-se, com este trabalho,  verificar a variabilidade morfocultural e genética de fungos associados à podridão peduncular do mamão (Carica papaya L.). As avaliações morfoculturais foram feitas pelo índice de crescimento micelial e características das colônias, como coloração e tipo de micélio, quando os isolados foram crescidos em diferentes meios de cultura (BDA, MDA e Czapek). A variabilidade genética foi verificada por meio de análises de AFLP. Os isolamentos foram feitos em frutos obtidos de diferentes regiões produtoras do Brasil. Foram estudados oito isolados de  cada  uma  das  três espécies mais incidentes (Colletotrichum gloeosporioides, Phoma caricae-papayae e Fusarium solani). Foi verificado que os meios BDA e MDA promoveram um maior e mais rápido crescimento micelial para a maioria dos isolados testados e houve variações nas colorações das colônias desses isolados nos diferentes meios. A análise de AFLP gerou um total de 339 bandas polimórficas, indicando uma variabilidade genética entre os isolados de cada espécie fúngica, com alguns desses microrganismos formando grupos divergentes dos demais. Não foi observada uma correlação entre características morfológicas e análises de AFLP.

Palavras-chave : Colletotrichum gloeosporioides; Phoma caricae-papayae; Fusarium solani; AFLP; Carica papaya.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português