SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número5Implicações do fungo Aspergillus niger var. niger sobre o crescimento de isolados de Aspergillus da seção Circumdati e produção de Ocratoxina aProdução de pepino para conserva no Vale do São Francisco índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência e Agrotecnologia

versão impressa ISSN 1413-7054

Resumo

COSTA, Joaquim Geraldo Cáprio da  e  RAVA, Carlos Agustín. Linhagens de feijoeiro comum com fenótipos agronômicos favoráveis e resistência ao crestamento bacteriano comum e antracnose. Ciênc. agrotec. [online]. 2003, vol.27, n.5, pp.1176-1182. ISSN 1413-7054.  https://doi.org/10.1590/S1413-70542003000500029.

O crestamento bacteriano comum e a antracnoseincitados por Xanthomonas axonopodis pv. phaseoli (Smith) Vauterin, Hoste, Kesters & Swings e Colletotrichum lindemuthianum  (Sacc. & Magn.)  Scrib., respectivamente, podem reduzir consideravelmente a produtividade do feijoeiro comum (Phaseolus vulgaris L.). Conduziu-se este trabalho com o objetivo de obter linhagens com resistência conjunta ao crestamento bacteriano comum e à antracnose, com características agronômicas desejáveis. Foram obtidas 35 populações F2 provenientes de cruzamentos simples entre linhagens com resistência ao crestamento bacteriano comum proveniente de P. acutifolius A. Gray e linhagens resistentes à antracnose e com características agronômicas favoráveis. As populações segregantes de F2 a F5 foram inoculadas com o patótipo 89 de C. lindemuthianum com uma concentração de 1,2 x 106 conídios/mL e submetidas à seleção massal modificada. As plantas que apresentaram grau superior a 4 foram eliminadas. Na geração F5, foi realizada seleção individual das plantas remanescentes para obter as famílias F6.  As  famílias  F6  foram avaliadas mediante inoculação com os patótipos 55, 89, 95 e 453 de C. lindemuthianum. As famílias F7 resistentes à antracnose foram inoculadas em casa-de-vegetação por incisão das folhas primárias com tesoura mergulhada em uma suspensão de 5 x 107 ufc do isolado XpCNF 15 de X. axonopodis pv. phaseoli. As linhagens resistentes foram avaliadas em quatro experimentos de campo. Foram selecionadas 17 linhagens com alto rendimento de grãos, resistentes ao crestamento bacteriano comum e à antracnose, com boa altura de inserção das vagens inferiores e resistentes ao acamamento.

Palavras-chave : Melhoramento genético; Phaseolus vulgaris; Xanthomonasaxonopodis pv. phaseoli; Colletotrichum lindemuthianum; porte da planta; acamamento; produtividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons