SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número4Calogênese in vitro em anteras de coffea arabica L. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciência e Agrotecnologia

versão impressa ISSN 1413-7054

Resumo

SILVA, Wilson da et al. Avaliação da eficiência de herbicidas no controle de plantas daninhas em alfafa. Ciênc. agrotec. [online]. 2004, vol.28, n.4, pp. 729-735. ISSN 1413-7054.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542004000400001.

Objetivou-se neste trabalho avaliar a seletividade e a eficiência de herbicidas no controle de plantas daninhas na cultura da alfafa.  Foram desenvolvidos dois experimentos em Anápolis, GO.  No primeiro,  avaliaram-se oito herbicidas (imazethapyr, MSMA, fomesafen, bentazon, chlorimuron-ethyl, imazamox) aplicados em pós-emergência da alfafa, e no segundo, seis misturas de herbicidas [(diuron + MSMA), (diuron + MSMA), (diuron + paraquat), (diuron + paraquat)] aplicados um dia após o corte da alfafa. Em ambos os experimentos, foram incluídas duas testemunhas (capinada e sem capina), sendo os tratamentos distribuídos em blocos ao acaso com quatro repetições. Os herbicidas como imazethapyr, MSMA, fomesafen, bentazon, chlorimuron-ethyl e imazamox foram seletivos à cultura da alfafa e eficientes no controle de plantas daninhas. As misturas dos herbicidas (diuron + MSMA) e (diuron + paraquat) aplicados logo após o corte da alfafa causaram danos às folhas e aos caules remanescentes. As brotações, todavia, surgiram isentas de toxicidade, apresentando crescimento e desenvolvimento normais. Essas misturas promoveram eficiente controle de plantas daninhas, e não afetaram o acúmulo de biomassa seca e altura de plantas em relação à testemunha capinada. O não-controle das plantas daninhas reduziu a produção de biomassa seca e a altura das plantas de alfafa em 74,5% e 42,8%, respectivamente.

Palavras-chave : Medicago sativa; seletividade; mistura de herbicidas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português