SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número4Calogênese in vitro em anteras de coffea arabica L. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência e Agrotecnologia

versão impressa ISSN 1413-7054

Resumo

SILVA, Wilson da et al. Avaliação da eficiência de herbicidas no controle de plantas daninhas em alfafa. Ciênc. agrotec. [online]. 2004, vol.28, n.4, pp. 729-735. ISSN 1413-7054.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542004000400001.

Objetivou-se neste trabalho avaliar a seletividade e a eficiência de herbicidas no controle de plantas daninhas na cultura da alfafa.  Foram desenvolvidos dois experimentos em Anápolis, GO.  No primeiro,  avaliaram-se oito herbicidas (imazethapyr, MSMA, fomesafen, bentazon, chlorimuron-ethyl, imazamox) aplicados em pós-emergência da alfafa, e no segundo, seis misturas de herbicidas [(diuron + MSMA), (diuron + MSMA), (diuron + paraquat), (diuron + paraquat)] aplicados um dia após o corte da alfafa. Em ambos os experimentos, foram incluídas duas testemunhas (capinada e sem capina), sendo os tratamentos distribuídos em blocos ao acaso com quatro repetições. Os herbicidas como imazethapyr, MSMA, fomesafen, bentazon, chlorimuron-ethyl e imazamox foram seletivos à cultura da alfafa e eficientes no controle de plantas daninhas. As misturas dos herbicidas (diuron + MSMA) e (diuron + paraquat) aplicados logo após o corte da alfafa causaram danos às folhas e aos caules remanescentes. As brotações, todavia, surgiram isentas de toxicidade, apresentando crescimento e desenvolvimento normais. Essas misturas promoveram eficiente controle de plantas daninhas, e não afetaram o acúmulo de biomassa seca e altura de plantas em relação à testemunha capinada. O não-controle das plantas daninhas reduziu a produção de biomassa seca e a altura das plantas de alfafa em 74,5% e 42,8%, respectivamente.

Palavras-chave : Medicago sativa; seletividade; mistura de herbicidas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português