SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue6Storage and germination of Eugenia uvalha cambess seeds author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência e Agrotecnologia

Print version ISSN 1413-7054

Abstract

FERREIRA, Ester Alice; REGINA, Murillo de Albuquerque; CHALFUN, Nilton Nagib Jorge  and  ANTUNES, Luís Eduardo Corrêa. Antecipação de safra para videira Niágara Rosada na região sul do estado de Minas Gerais. Ciênc. agrotec. [online]. 2004, vol.28, n.6, pp.1221-1227. ISSN 1413-7054.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542004000600001.

Este experimento foi conduzido em propriedade particular no município de Caldas-MG, durante o ciclo 1999/ 2000, utilizando plantas pré-estabelecidas da cultivar Niagara Rosada enxertadas sobre RR 101-14, visando a antecipar o período de colheita da videira no sul do Estado de Minas Gerais. Foi comparado o efeito da poda antecipada, do uso de cobertura plástica e da irrigação com o sistema de produção, por meio dos seguintes tratamentos: poda antecipada, com cobertura plástica, com e sem irrigação; poda antecipada e poda convencional. Avaliaram-se o comprimento do ciclo, acúmulo de graus-dia da poda à maturação, características físicas: diâmetro transversal e longitudinal, peso e número de cachos por planta e as características químicas: teor de sólidos solúveis totais, pH e acidez total titulável. Apesar do maior acúmulo de graus-dia, a cobertura plástica não promoveu redução no ciclo vegetativo e causou redução na produção. A poda antecipada sem cobertura plástica permitiu uma precocidade de 42 dias na colheita, sem aumentar o custo de produção do vinhedo. As plantas submetidas à poda convencional a céu aberto apresentaram maior número e peso de cachos, maiores valores de diâmetro e teor de SST. Não houve diferença significativa entre pH e acidez.

Keywords : Graus-dia; Vitis sp.; cobertura plástica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License